Fundamentos do Futsal Resumo

O Futsal é bem semelhante ao jogo de Futebol apenas alguns de seus fundamentos são diferentes, por isso é importante conhecê-los.

Domínio, controle, condução, chute, passe, drible, finta, antecipação, cabeceio e marcação. Você conhece essas palavras e sabe o verdadeiro significado delas? Para saber mais sobre o Futsal o ideal seria começar com um resumo sobre esses fundamentos. É interessante destacar primeiramente que o Futsal é um dos esportes mais praticados no Brasil, afinal ele apresenta grandes semelhantes com o futebol tradicional. Aqui no Brasil o Futsal é tradicionalmente conhecido como “Futebol de Salão”.

Como-saber-jogar-muito-bem-futsal.

                       

Início do jogo

Em uma quadra esportiva são formados times de cinco jogadores cada lado, assim como no futebol nesse esporte o objetivo dos jogadores é colocar a bola na meta adversária por fazer os tradicionais gols da partida. O goleiro é o único responsável por tentar impedir que a bola entre no gol, somente ele pode segurar a bola com as mãos. O tempo da partida é de 40 minutos e ela é dividida em dois tempos de 20 minutos cada. A equipe vencedora é aquela que marca o maior número de gols.

Federação Paulista de Futsal

É interessante que uma equipe de 5 jogadores pode contar com 7 reservas e o intervalo entre as partidas é de apenas 10 minutos. Assim como em qualquer esporte o Futsal também é dividido por categorias.

Categorias do FutsalFutsal

  • Sub-7: Atletas de 6 e 7 anos.
  • Sub-8: Atletas de 8 anos.
  • Sub-9: Atletas de 8 e 9 anos.
  • Sub-11: Atletas de 10 e 11 anos.
  • Sub-13: Atletas de 12 e 13 anos.
  • Sub-15: Atletas de 14 e 15 anos.
  • Sub-17: Atletas de 16 e 17 anos.
  • Sub-20: Atletas de 18, 19 e 20 anos.
  • Adulto: Atletas de 20 anos em diante.
  • Veterano: Atletas a partir dos 35 anos.

Fundamentos específicos do Futsal

Existem algumas regras no Futsal que são muito parecidas com as regras do futebol como, por exemplo, não poder tocar a bola com as mãos (exceto o goleiro). A cobrança de pênalti e de escanteio também é semelhante as regras aplicadas ao futebol. É interessante que caso o jogador seja expulso o time deve jogar com apenas quatro jogadores durante dois minutos e só depois incorporar um reserva.

Futsal – Uma paixão nacional

O Futsal (parte 2)

Domínio no Futsal

O domínio é a habilidade de recepcionar a bola, ou seja, o objetivo desse fundamento é levar o jogador a aprender a receber a bola com as diversas partes do corpo, com exceção das mãos.

Controle

Controlar a bola é bem diferente de dominá-la, o controle no futebol envolve as embaixadinhas, assim, no Futsal trata-se do equilíbrio em manter a bola no ar com os toques variados.

Condução

A condução é quando o jogador conduz a bola por toda a quadra até chegar ao gol do time adversário. O truque para conseguir realizar a condução é manter sempre a bola próximo a você. Quando a condução é feita em linha reta ela recebe o nome de retilínea.

Chute

O chute entra em cena quando o jogador precisa direcionar a bola ao lado adversário e não vê margens para conduzi-la, assim o primeiro chute tem objetivo ofensivo e os demais defensivos.

Cabeceio

O cabeceio também pode ser ofensivo ou defensivo, quem cabeceia o faz na tentativa de marcar um gol ou então defender a sua equipe. O rumo que a bola terá dependerá muito do local onde o cabeceio for posicionado.

Passe

O passe acontece entre duas pessoas da mesma equipe, em geral o passe é feito com os pés, mas existem algumas exceções em que ele precisa ser realizado com a cabeça.

Fundamentos do passe de bola

Drible

O drible é feito quando o jogador apresenta a posse da bola, trata-se da ação de passar entre os adversários a fim de fazer o gol, no futebol exige-se que a bola seja tocada entre eles, no Futsal não.

Finta

A finta é ao contrário do drible e é realizada sem a bola a fim de obtê-la, trata-se de uma pegadinha para enganar o adversário e criar confusão em sua mente para que ele perca o passe.

Antecipação

A antecipação acontece quando tomamos a frente do adversário, a antecipação também é caracterizada como ofensiva e defensiva. Os objetivos podem ser de roubar a bola ou iniciar uma condução.

Melhores jogadas do Futsal

Posições dos jogadores no Futsal

  • Pivô: É o atacante que fica mais próximo do gol adversário.
  • Ala: Ele pode ser direito ou esquerdo ajudando a conduzir o jogo na lateral da quadra.
  • Fixo: É o defensor semelhante ao zagueiro (no futebol).
  • Goleiro ou Guarda redes: Ele defende o gol de todos os ataques dos adversários e pode atacar.

Explorando as regras do Futsal

Como vimos o Futsal é um esporte que agrada muito os brasileiros, se você tem interesse em aprender e se especializar no Futsal procure uma escola de futebol de sua região e comece os treinos!

1 voto



Miriam Andrade
15/03/13



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook