Fundamentos do Handebol resumo

O Handebol é um esporte que vem crescendo no Brasil. Conhecer os fundamentos do Handebol é essencial para a prática do esporte.

O handebol não é um esporte muito praticado no Brasil, possui mais popularidade em países como Alemanha, Espanha, França, Suécia, Noruega e Croácia, mas sua popularidade está crescendo em nosso país. O esporte foi criado em 1919 e, ao contrário do futebol, que é praticado com os pés, no handebol o uso do pé é proibido. Para praticar esse esporte utiliza-se apenas as mãos. Assim como em qualquer outro esporte, é necessário seguir várias regras para que o jogo possa ter um bom andamento.

Mulher jogando handebol

Fundamentos do Handebol

Recepção

A recepção baseia-se em receber, amortecer e reter a bola de forma correta nas diferentes posições e situações em que o jogador for submetido.

Passe

Trata-se da ação de enviar e dirigir a bola ao companheiro de forma adequada a fim de facilitar a próxima ação. O passe e a recepção são técnicas usadas pelos jogadores na preparação da finalização, ou seja, na colocação do companheiro em condição favorável de arremessar a bola em direção ao gol do adversário.

Arremesso

O arremesso consiste em enviar a bola em direção ao gol adversário, aplicando um forte impulso sobre a mesma a fim de dificultar a ação do goleiro. O objetivo do arremesso forte é a marcação do gol.

Jogadores de Handebol

Progressão

Classifica-se como progressão a ação de se deslocar na quadra, movimentando-se de um lado para o outro com a posse da bola. Sempre obedecendo as regras do jogo no que diz respeito ao manejo da bola.

Drible

No drible, você impulsiona e dirige a bola em direção ao solo (uma ou mais vezes) sem perder o controle da mesma. Ele serve para avançar na quadra ou reter a bola.

Finta

O objetivo principal da finta é enganar e passar pelo adversário além de desorganizar a defesa. Através desse fundamento o jogador desvia a atenção do adversário de sua real intenção.

Em geral, é um esporte com bola em que duas equipes disputam quem marca mais gols. É bastante semelhante ao futebol, mas ao invés dos pés, usa-se as mãos para marcar os gols. Por não ser um esporte muito divulgado na mídia, grande parte da população brasileira desconhece informações sobre ele. A maioria dos que conhecem o Handebol aprenderam algumas noções desse esporte nas aulas de educação física.

Fundamentos do voleibol 

Mais sobre Fundamentos do Handebol resumo

Como jogar handebol?

Jogando handebol

Para jogar handebol são necessárias duas equipes, cada uma com sete jogadores. O goleiro é o único jogador que pode encostar a bola no pé. No entanto, em qualquer outro caso, a bola deverá ser quicada, arremessada ou até mesmo recebida com as mãos.

Bola oficial

A bola oficial do handebol é de couro e sua massa e tamanho variam conforme o sexo dos jogadores. No caso dos homens, a bola utilizada mede entre 58 cm e 60 cm de diâmetro, com massa entre 425g e 475g. Já no caso das mulheres, a bola tem tamanho entre 54 cm e 56 cm, e massa entre 325g e 400g.

Medida da quadra oficial

Para jogos oficiais a quadra deve medir 40m x 20m e ter piso de madeira ou emborrachado, contando com áreas para os goleiros, que se localizam a seis metros do gol.

Duração da partida

A partida é composta por dois períodos (sendo 30 minutos cada um), com intervalo de 10 minutos.

O básico do Handebol

Treino de Handebol

Ainda não conhecia o Handebol? Conte-nos o que achou do esporte através dos nossos comentários!



Mais informações por email.

Comentar sobre Fundamentos do Handebol resumo

Destaque

Frases para o Facebook de amor

Frases para o Facebook de amor