Fundamentos do Vôlei

O vôlei envolve diversos fundamentos, os quais são necessários conhecer. Veja no post abaixo informações sobre cada um deles.

voleibol é um dos esportes preferidos dos brasileiros, assim como o futebol. Uma prova disso é o nosso time profissional do Brasil, o qual já conquistou diversas vitórias. Ele conta com jogadores experientes e que com certeza fazem toda a diferença dentro de quadra, seja o time feminino ou o masculino.

Melhor equipe de vôlei do mundo.

O voleibol se tornou o segundo esporte preferido pelos brasileiros.

Trata-se de um esporte que envolve bastante o trabalho em equipe, além de proporcionar vários benefícios as pessoas que praticam. Não é difícil jogar vôlei, mas é necessário prestar atenção em determinadas regras. No jogo existem alguns fundamentos. Hoje vamos falar um pouquinho sobre eles, começando pelo “Saque”:

                       

Fundamentos do Vôlei

Saque: é o início do jogo, pois é o mesmo que marca o início de uma disputa de pontos no voleibol. Para fazer um saque é necessário que o jogador vá até a linha de fundo de sua quadra, estenda o braço e acerte a bola fazendo com que a mesma atravesse o espaço aéreo acima da rede delimitado pelas antenas até aterrissar na quadra do adversário.

Recepção ou manchete: é uma técnica utilizada com os braços para receber a bola, fazendo o levantamento para outro jogador ou jogando para o campo do adversário. Para fazer a manchete é importante estar com as mãos juntas e os braços esticados. A perna normalmente fica flexionada para melhor recepção.

Toque e levantada: Essa é a parte que os jogadores recebem a bola, fazendo a levantada para que outro jogador possa fazer a cortada, ou fazendo com que a bola vá à direção desejada.

Cortada: Esse é o movimento que o jogador tenta fazer com que a bola acerte o chão, geralmente coloca bastante força para que ganhe mais agilidade para poder marcar o ponto. Geralmente a jogada é bem rente a rede não dando tempo dos jogadores fazerem o bloqueio.

Bloqueio: é uma defesa, realizado próximo a rede pelos jogadores da área de ataque, eles que fazem com que a bola não entre no campo, assim muitas vezes marcam ponto. Esses são os princípios básicos do vôlei.

No mundo inteiro existem muitas competições importantes, entre elas: FIVB, Torneio Olímpico de Voleibol, Campeonato de Voleibol, Copa do Mundo, Liga Mundial, Copa dos Campeões de Vôlei, entre outros.

O Brasil é um dos campeões de todos os tempos, com jogadores que já fizeram história e ainda vão fazer. Abaixo separamos algumas fotos e um vídeo tutorial dos fundamentos do vôlei.

Fotos de vôlei

(Clique nas imagens para ampliar).

 

Toque ou levantada de Vôlei dos profissionais

Cortada de vôlei para marcar o ponto de vôlei

Bloqueio de vôlei das jogadoras de vôlei do Brasil

Vídeo curso – Fundamentos do Vôlei

7 votos



Fabio
06/10/08



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. muito legal so que estou com duvida!!

    andressa
    13/03/14 às 6:53 pm
  2. Gostei muito desse conteúdo me ajudou muito

    thais moraes da silva
    03/02/14 às 2:21 pm