Ginecologista dúvidas

A maioria das adolescentes tem vergonha de ir ao ginecologista, mas isso é comum nesta fase da vida. Veja algumas informações!

GINECOLOGISTA DÚVIDAS

Existem muitas dúvidas que devem ser tiradas com o médico ginecologista

A maioria das meninas tem vergonha de ir ao ginecologista, mas devemos lembrar que em determinados casos essa vergonha pode acabar te atrapalhando. Esse problema não deve acontecer, porque os profissionais estão ali para lhe ajudar, independentemente da situação.

Muitas pessoas acabam travando na hora da consulta ginecológica, onde se esquecem das perguntas que iriam fazer durante a consulta. Para esses casos, existem várias perguntas que pode te auxiliar. Essa alternativa pode ser de grande ajuda para que você não se esqueça de nada quando for ao médico.

                       

O que perguntar ao ginecologista

As perguntas podem inclusive, serem anotadas em um papel, ou se preferir leve alguém junto com você para te auxiliar. As meninas muitas vezes têm vergonha de ir ao ginecologista porque não gostam de serem examinadas por um homem, nestes casos, prefira uma médica, a qual poderá fazer a consulta sem que você fique constrangida.

Caso o doutor ou doutora lhe prescreva algum medicamento, não se esqueça de pedir todas as informações possíveis sobre o mesmo, principalmente sobre efeitos colaterais, se poderá ocasionar.

Vantagens de ir ao ginecologista anualmente

Uma doença ou algum problema de saúde quando é detectado no início, tem mais chances de cura. Por isso, assim que sentir quaisquer sintomas, procure seu médico e peça exames preventivos, pois esses exames trarão informações mais detalhadas sobre o seu caso de saúde.

As informações encontradas na internet sobre Síndrome do Ovário Policístico, Endometriose, Amenorreia e outros problemas ginecológicos são válidas, mas o melhor que você tem a fazer é procurar seu médico a fim de sanar todas suas dúvidas sobre o problema.

Perguntas frequentes aos ginecologistas

GINECOLOGISTA DÚVIDAS

Qual o melhor momento para fazer a primeira visita ao ginecologista?

Bom, não existe uma idade certa, no entanto os especialistas recomendam a primeira consulta logo após a primeira menstruação, antes da relação ou após a mesma para tirar todas as possíveis dúvidas.

O que acontece em uma consulta inicial com um médico ginecologista?

Na primeira consulta as mulheres podem tirar todas as dúvidas, fazer todo tipo de pergunta. Em seguida o médico pode pedir alguns exames e provavelmente o das mamas, entre outros mais completos para detectar qualquer problema e prevenir doenças.

Qual o melhor método anticoncepcional?

Atualmente existem diversos tipos de métodos contraceptivos. As mulheres preferem o uso do anticoncepcional oral, que tem bastante eficácia. No entanto apenas o especialista deve indicar qual o melhor medicamento de acordo com cada paciente. Lembrando que mesmo utilizado o anticoncepcional, é indispensável o uso da camisinha, que ajuda a prevenir agravidez indesejada e as DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

Como saber se estou grávida?

O médico provavelmente vai fazer um exame para detectar a gravidez e iniciar um pré-natal. No entanto é indicado ficar atenta a alguns sintomas como: menstruação atrasada, cansaço, sonolência, enjoos, tonturas, aumento da vontade de urinar, vontades de comer fora de hora, entre outros.

Como me prevenir das Doenças Sexualmente Transmissíveis?

Para se prevenir das DST como: Cancro, Gonorreia, Herpes, entre tantas outras, é importante utilizar a camisinha e também manter outros cuidados ensinados pelo médico especialista.

Visita ao Ginecologista

Visita ao ginecologista

Mais matérias sobre saúde da mulher

Confira ainda mais informação sobre saúde da mulher! Selecionamos mais cinco matérias que podem tirar várias das suas dúvidas, não deixe de ler sobre:

As maiores dúvidas sobre o corrimento vaginal

Absorvente interno faz mal

Como evitar o corrimento vaginal

Tomar Pílulas Anticoncepcionais Engorda?

Pílula do dia seguinte como funciona

Nenhum voto, seja o primeiro



Nathalia
01/06/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.