História e fotos de personagens do folclore

Procurando mais sobre o folclore brasileiro? Confira então no 007Blog mais informações, como fotos e histórias dos personagens.

Saiba mais sobre o Folclore

As histórias do Folclore Brasileiros são as mais ensinadas em escolinhas e projetos infantis.

É denominado folclore um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitas dessas lendas nascem da imaginação das pessoas, principalmente dos moradores do interior do país. Algumas dessas lendas foram criadas com o intuito de ensinar alguma coisa para as pessoas, já outras apenas para assustar as mesmas.

As lendas não passam de histórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos, as mesmas procuram dar explicações a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais, sabe-se bem que: “Quem conta um conto, aumenta um ponto”. É justamente por isso que muitos mitos e lendas do Folclore são encarados como anormais.

                       

Principais personagens da lenda

Os mitos e lendas brasileiras surgiram ainda no período Paleolítico, em algum momento entre 250 mil e 40 mil anos antes de Cristo. Concluímos assim que nos tempos das primeiras grandes civilizações, como a egípcia que surgiu há cerca de sete mil anos, eram as lendas e os mitos que explicavam a aventura humana. Destaca-se a mitologia egípcia como uma das mais antigas ainda existentes.

Saci-Pererê

Saci

Menino negrinho de uma perna só. Vive causando confusões domesticas e assustando o gado no campo. Ele fuma cachimbo e anda com um gorrinho vermelho na cabeça. Ele se tornou muito conhecido durante as exibições do sítio do Pica Pau Amarelo onde existia outros acontecimentos anormais e muitas lendas misteriosas.

Mula-sem-cabeça

Mula

Mula se cabeça: Segunda a lenda, toda mulher que tem relações com algum padre, acaba se transformando nesta figura monstruosa e assustadora. A mutação ocorre sempre de noite, quando a mula assusta todo mundo com seu o galope sombrio, sabe-se bem que em outros cantos do Brasil a história é contada de forma diferente, em alguns lugares suspeita-se que o padre envolvido se torna o Lobisomem outra lenda misteriosa.

Boto

Boto

O Boto: Ele se transforma em um rapaz bonito e elegante para enganar e engravidar as moças. Feito isso, ele volta a ser boto novamente e mergulha no rio. Geralmente as moças encantadas são aquelas solteiras e que esperam pelo príncipe encantado, para ser enfeitiçada a donzela precisa estar a beira do rio onde o Boto se encontra.

Cuca

Cuca

Cuca: Esta bruxa velha e de aparência assustadora ameaça as crianças desobedientes e que vivem dando trabalho para dormir. Sua origem teve influência de uma personagem da cultura européia, ela era muito vista no programa do sítio do Pica Pau amarelo e no Programa da Xuxa.

Lobisomem

Lobisomem

O Lobisomem é um homem comum, como os demais. Entretanto, nas noites de lua cheia, ele acaba se transformando em um terrível lobo, que mata e assusta as pessoas. Antes do amanhecer, o lobisomem volta a sua forma humana. O Lobisomem é visto como destruidor, mas em alguns mitos ele é contado como o mocinho da história.

Curupira/Caipora

Curupira

Curupira é uma figura do folclore brasileiro. Ele é uma entidade das matas, um anão de cabelos compridos e vermelhos, cuja característica principal são os pés virados para trás. Diz a lenda que ele é o protetor das matas e que pune todo aquele que age em desfavor da natureza, uma de suas principais característica é a cor vermelha de seus cabelos, que muitos acreditam ser fogo ao redor do matagal.

Iara

Iara

Iara ou Mãe-d’água, segundo o folclore brasileiro, é uma linda sereia que vive no rio Amazonas, sua pele é morena, possui cabelos longos, negros e olhos castanhos. Segundo a lenda, Iara era uma índia guerreira, a melhor da tribo. Os irmãos de Iara tinham muita inveja e resolveram matá-la à noite, enquanto dormia, mas foi ela que os matou. Com medo da reação de seu pai, Iara fugiu, mas ele conseguiu encontrá-la, como punição a jogou no encontro dos Rios Negro e Solimões, alguns peixes levaram a moça até a superfície e a transformaram em uma linda sereia, hoje ela enfeitiça homens com seu maravilhoso canto.

Os grandes mitos Brasileiros

Dentre todas as histórias do Folclore Brasileiro essas são apenas algumas, existem muitas outras que as crianças aprendem desde pequenas, e assim de geração em geração os mitos e as lendas são espalhados de pais para filhos de avós para netos e assim por diante.

O Folclore também apresenta diversidade de estado para estado, confira quais são as histórias contadas ao redor do mundo! Não se esqueça de que essas são apenas lendas e mitos que envolvem a festividade do Folclore, nada tem haver com crenças religiosas ou algo parecido.

Conheça mais sobre o Folclore Brasileiro

Folclore Brasileiro em Animação

1 voto



Fabio
27/07/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook