Horta em casa como cultivar

Se você adora plantar mudas e sementes pode criar uma horta em casa, porém deve adotar alguns cuidados para cultivá-la. Veja abaixo algumas dicas.

Cultivar uma horta orgânica em casa é algo muito bom, pois você contribui para o bem-estar da família, afinal as refeições terão alimentos mais saudáveis e livres de agrotóxicos.

Esta técnica também é de extrema importância para o meio ambiente, pois o mesmo deixará de receber produtos químicos e terá recursos naturais como solo e água explorados de forma insustentável.

No entanto para plantar e cultivar uma horta em casa ou apartamentos é necessário adotar uma série de cuidados.

Mais sobre horta em casa como cultivar

Dicas para plantar uma horta

Mulher fazendo horta em casa

Observar o clima

Antes de plantar uma horta é preciso observar o clima, pois ele é determinante para a adaptação de certas culturas e deve ser levado em consideração devido a sua variedade. Você deve observar a temperatura e volume de chuva, afinal devem ser diversificados.

Além do clima você deve atentar as condições do solo, ele é considerado um organismo vivo e que interage com a vegetação em todas as fases de seu ciclo de vida. É fundamental analisar seus aspectos físico, químico e biológico.

Local de instalação

Já o local de instalação deve receber muita atenção, é recomendado fazer canteiros em locais que possa aproveitar melhor o sol. No caso de apartamento você pode instalar o mesmo perto das janelas dos quartos ou da cozinha.

Espécies de mudas e plantas

Escolha com muita atenção as espécies de plantas que deseja inserir na sua horta, pois cada uma requer um tratamento especial e possui um ciclo de crescimento próprio. Antes de comprar as mudas e sementes é recomendado fazer uma pesquisa no mercado para que possa conhecer um pouco sobre cada espécie e quais os cuidados necessários.

Para montar uma horta dentro da casa ou em um espaço pequeno dê preferência aos vasos com furos, encha um terço do vaso com brita ou pó de brita para a drenagem, coloque uma mistura de duas partes de terra, juntamente, com composto orgânico e húmus até a borda do vaso. Espalhe um pouco de areia e plante as mudas.

Horta em local grande

Canteiro grande em casa

Se você dispõe de um local maior, pode montar sua horta orgânica em uma área sem muito movimento, caso tenha animais coloque uma cerca de bambu, madeira ou de outro material para que eles não entrem.

Proteja sua horta de pragas e insetos. Procure remover as ervas- daninhas que crescerem entre as plantas, para que elas não impeçam as plantas de absorverem a água.

Horta em casa

26/04/13 por Evelin Nunes

   



Mais informações por email

Comentar