Imagens do Aquecimento Global no mundo

O aquecimento global cresce a cada ano. Infelizmente as consequências já atingem grande parte do mundo e oferecem riscos à população.

Urso polar em cima de pedaço de gelo

Ursos polares sofrem com o aquecimento global e o derretimento das geleiras

Todos já estão cansados de saber ou de falar sobre informações do Aquecimento Global, que já está causando sérios problemas. Contudo, algo deve ser feito imediatamente para que esse problema seja solucionado, pois, caso contrário, as conseqüências serão mais drásticas do que já estão sendo.

Este fenômeno é caracterizado pelo aumento da temperatura média do planeta. Apesar de muitos cientistas defenderem a tese de que esta elevação é reflexo de causas naturais, já está mais do que provado de que ela é resultado das ação humana ao longo dos séculos, principalmente, após a Revolução Industrial.

                       

De acordo com os estudos realizados pelo IPCC, a temperatura global deve sofrer um aumento de 1,1 a 6,4 ºC nos próximos 100 anos. Este valores podem trazer graves conseqüências, como maior número de chuvas e tempestades, secas, derretimento das calotas polares, extinção de espécies, queda na disponibilidade agrícola, etc.

Protocolo de Kyoto

Pedaço de geleira

Geleiras estão desmoronando devido ao aquecimento que as fazem derreter

Os governos de vários países assinaram o Protocolo de Quioto, que trás normas para combater o efeito estufa e, assim, retardar o aquecimento global. Entretanto, muitas nações ainda não tomaram atitudes relevantes sobre o problema, pelo contrário, continuam emitindo toneladas e toneladas de gases poluentes para atmosfera e usando os recursos naturais discriminadamente.

Na União Europeia, há um grande empenho para reverter esta situação, o objetivo é reduzir em até 80% as emissões de gases que contribuem para o efeito estufa e aumentar para 60% sua capacidade energética através da utilização de fontes renováveis. O mesmo esforço é observado em outros países, como Austrália e Canadá.

Entretanto, para amenizar os efeitos do aquecimento global, todos devem fazer a sua parte e dar sua parcela de contribuição. Por isso, lembre-se de economizar água, não poluir o meio ambiente, reciclar o seu lixo, preservar a fauna e a flora, entre outras medidas importantíssimas.

Como reverter o aquecimento global

Empresas emitindo gases tóxicos para a atmosfera

Todos nós podemos ajudar a reverter esse quadro. Porém, precisamos colocar na cabeça que, levaremos pelo menos 200 anos para que a temperatura do planeta Terra deixe de se elevar, por essa razão, quanto mais demorarmos para ajudar nosso planeta, mais iremos demorar para reverter esse quadro.

Segundo muitos especialistas, fazer com que a temperatura da Terra retroceda é praticamente impossível, porém podemos tomar algumas medidas para que a temperatura deixe de subir, para que desta forma, seja possível estabilizar sua temperatura e brecar o aquecimento global.

Medidas como plantar mais árvores, diminuir o consumo de combustíveis fósseis (carvão, gasolina e diesel), e diminuir o consumismo, para que as indústrias produzam menos, e consequentemente, joguem menos poluição na atmosfera, são algumas das medidas apontadas por especialistas.

Imagens do aquecimento global

Confira, agora, algumas imagens desse cenário que o Aquecimento Global vem provocando em diversos locais e também alguns casos que contribuem para o aquecimento do planeta Terra. 

Saiba mais sobre aquecimento global

Leia também nossas outras matérias sobre aquecimento global, fique por dentro desse assunto e também descubra o que você pode fazer para ajudar nosso planeta!

O que ocasiona o aquecimento global

Os efeitos do aquecimento global

Conseqüências visíveis do aquecimento global

Os efeitos do aquecimento global no Brasil

Nenhum voto, seja o primeiro



Fabio
27/02/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook