Inscrições para o ProUni 2011 começam hoje

Inscrições para o ProUni 2011 começam hoje

As inscrições para o ProUni (Programa Universidade para Todos) devem começar nessa sexta-feira (21), os estudantes estão bem ansiosos, afinal essa é uma grande oportunidade para ingressar no ensino superior, em uma universidade privada do país. Esse é um programa criado em 2004 pelo Governo federal, com objetivo de oferecer bolsa de estudos parciais ou integrais em instituições privadas.

A seleção para o ProUni acontece através do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), para participar o aluno terá que atingir a nota de no mínimo 400 pontos, sendo que a pontuação total é de 0 á 1000 pontos. As bolsas de estudos serão disponibilizadas de acordo com a pontuação individual de cada um, por isso a importância do exame.

O prazo para as inscrições vão até a próxima terça-feira (25), ao todo são mais de 120 mil bolsas disponíveis. O Ministério da Educação revelou que o site já está atendendo a todas as necessidades. A princípio a estimativa era que as inscrições abrissem no dia 19, porém teve que ser adiado devido à prorrogação do SiSU (Sistema de Seleção Unificada). O Site assim como o do SiSU passou por manutenção com o objetivo de evitar possíveis falhas.

Entre as vagas disponíveis 80.520 são bolsas integrais, e 42.650 são parciais. Para se inscrever o candidato precisa acessar o site do ProUni (prouniportal.mec.gov.br), lá você deve clicar em: “Para inscrever-se no ProUni, Clique aqui”.

Nesse processo serão realizadas duas etapas, quem não for selecionado na pré-seleção, poderá ser chamado novamente na segunda etapa. Os primeiros selecionados não poderão se inscrever novamente, á não ser que não tenha formado nenhuma turma no curso escolhido. Em cada etapa o estudante pode escolher três cursos e instituições.

Na inscrição o candidato deve informar vários dados, como CPF, senha do Enem, entre outros. A primeira chamada será divulgada no dia 28 de janeiro através da internet, os pré-selecionados precisam realizar a matricula, confirmar as informações pessoais até o dia 4 de fevereiro. Caso necessário, outra chamada será realizada no dia 11 de fevereiro á 17 de fevereiro, por isso é importante ficar atento ás datas.

A segunda etapa está prevista para o dia 21 á 24 de fevereiro, a lista será divulgada dia 27 de fevereiro, a comprovação de documentos deve acontecer até 4 de março. Caso ainda tenha vagas, a segunda chamada será no dia 13 de março. Então não perca mais tempo, e faça a sua inscrição agora mesmo.

21/01/11 por Nathalia

   



Mais informações por email

Comentar