Médico ortopedista

estudantes de medicina

A ortopedia é uma especialidade médica que utiliza métodos físicos, clínicos e cirúrgicos para tratar, corrigir enfermidades, lesões e deformidades ósseas, dos tendões, dos músculos, articulações e ligamentos. Lembrando que tudo isso está relacionado ao aparelho locomotor, ao sistema esquelético e estruturas associadas. Ela se divide em duas áreas: ortopedia e traumatologia.

                       

A área mais conhecida por todos é a do médico ortopedista que cuidam dos ossos do nosso corpo e das doenças ligadas aos mesmos: doenças que ocorrem nos músculos, ligações e articulações e fraturas dos ossos.

Esta área está diretamente envolvida com os esportes, onde o médico precisa acompanhar de perto os atletas, geralmente os que atuam profissionalmente. O médico ortopedista com especialização também pode atuar na área cirúrgica, quando os casos envolvem as tão temidas fraturas expostas.

Outro médico da área é o traumatologista, que cuida dos traumas do corpo humano, como a famosa e dolorida hérnia de disco, bico de papagaio e outras doenças relacionadas à coluna, à bacia e lesões dos ossos e tendões dos membros inferiores e superiores.

Muitas pessoas acabam confundindo os médicos traumatologistas com neurocirurgiões, os quais realizam cirurgias e tratamentos de fraturas e traumatismos cranianos.

Um simples acidente de trânsito terrestre ou até mesmo um acidente doméstico pode acarretar fraturas ósseas complexas, podendo haver perdas sanguíneas importantes. Sendo importante lembrar que podem ocorrer fraturas “fechadas” ou “abertas”. Logo após o acidente é necessário levar o paciente para o hospital para que o mesmo receba atendimento médico necessário, onde certamente nesses casos ele passará pela mão de um médico ortopedista.

Nenhum voto, seja o primeiro



Fabio
10/12/08



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook