Médico Urologista

Urologia é a especialidade que cuida do sistema reprodutor e trato urinário masculino/ feminino, ajudando a tratar e prevenir doenças.

Homens e mulheres precisam fazer consultas regulares ao Médico Urologista

O médico urologista é responsável por cuidar do sistema reprodutor masculino e do trato urinário de homens e mulheres. Este tipo de médico é especializado em órgãos como bexiga, uretra, ureter, rins, entre outros. Sua formação é bastante completa, pois após a faculdade de medicina, é necessário que o mesmo faça residência médica em cirurgia geral e depois, em urologia. Todo este treinamento, leva cinco anos no total. O que faz com que esse médico seja um profissional extremamente competente para atuar em diversos casos.

                       

Lembrando que para poder receber o título de especialista nesta área, é necessário fazer uma prova junto a Sociedade Brasileira de Urologia. Somente assim, o profissional se tornará apto a desempenhar sua função.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a função de um Médico Urologista é bastante abrangente. Ela pode abordar pacientes de diferentes faixas etárias, incluindo até mesmo recém-nascidos e crianças. Um médico urologista pode tratar de diversos problemas, incluindo infecções urinárias e também transtornos relacionados ao sistema genital masculino (testículos, pênis, vesícula seminal, próstata, etc.). No caso das mulheres, o urologista atende principalmente casos de incontinência urinária.

Médicos especializados em Urologia

Sub especialidades de Urologia

- Oncologia Urológica – câncer.
- Urologia Pediátrica – alterações fetais, micropênis, fimose, entre outros.
- Litíase – cálculos do trato urinário (pedras nos rins) }
- (In) fertilidade Masculina – vasectomia e reversão de vasectomia.
- Transplante Renal – insuficiência renal crônica
- Neurourologia – distúrbios da micção, disfunção erétil ou impotência.
- Uroginecologia (mulheres) – Cistites Intersticial, Infecção Urinária, Incontinência Urinária, entre outras.

O homem deve passar por uma consulta com o urologista regularmente, pois ele prevê e previne diversas doenças antes que ela ocasione maiores problemas. Em nosso país, temos a Sociedade Brasileira de Urologia, a qual traz para o público diversas informações sobre esta área. Em sua página eletrônica, podemos encontrar várias notícias sobre o desenvolvimento de novos tratamentos, esclarecimentos, orientações preventivas e mais uma série de coisas interessantes.

Muitos homens acabam tendo receio de ir ao médico urologista, mas se você realmente se preocupa com sua saúde, deixe o preconceito e o medo de lado e faça uma visita a um urologista.

Tudo sobre a Urologia

Urologia

Nenhum voto, seja o primeiro



Fabio
20/11/08


Mais informações por email.