Melhores faculdades federais do Brasil

Para estudar em uma boa faculdade é necessário muito esforço. Confira o ranking das melhores faculdades federais do país.

Felizmente, o ensino superior no país é de boa qualidade. O Brasil conta com ótimas universidades públicas, as quais possuem toda a infraestrutura necessária para oferecer bom aprendizado aos alunos. Portanto, se você tem interesse em fazer uma graduação, saiba que não faltam opções de escolha.

Há dois anos, o MEC (Ministério da Educação) divulgou o ranking do Índice Geral de Cursos, um indicador criado pelo governo para avaliar a qualidade do ensino superior. Das dez primeiras posições, nove são ocupadas por instituições federais . A primeira faculdade privada a aparecer na lista é a PUC do Rio de janeiro, que ocupa o nono lugar, com 385 pontos.

Ao longo do artigo disponibilizaremos informações sobre algumas instituições do país e um ranking com as melhores faculdades federais do Brasil.

MELHORES FACULDADES FEDERAIS DO BRASIL

Universidades brasileiras

Assim como já mencionamos anteriormente, o Brasil possui excelentes universidades, as quais formam ótimos profissionais para atuar no mercado de trabalho. As universidades federais estão entre as mais bem conceituadas, por isso atualmente está cada vez mais difícil conseguir uma vaga nas mesmas, já que os processos seletivos estão bastante concorridos.

Como conseguir ingressar numa faculdade federal?

Para cursar uma faculdade federal é preciso estudar bastante e ir bem no vestibular. Atualmente, algumas instituições estão substituindo o tradicional vestibular pelo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), onde o candidato faz o exame e depois de inscreve no SiSU (Sistema de Seleção Unificada).

Conceitos das universidades

MELHORES FACULDADES FEDERAIS DO BRASIL

No total, 30% das universidades brasileiras estão nas faixas 4 e 5 (o sistema de avaliação vai de 1 a 5). Na faixa 3, encontra-se a maioria do colégios (63,1%). Apenas 5,1% estão no nível 2. Outra boa notícia é que nenhuma universidade foi classificada na faixa 1, considerada a nota mais baixa.

Ficaram de fora do Ranking a USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), já que elas não se submeteram ao Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

Foram avaliadas 173 universidades, 131 centros universitários e 1.144 faculdades isoladas em valores contínuos que vão de 0 a 500.

Caso tenha se interessado em saber quais são as instituições federais mais bem conceituadas do país, confira a lista abaixo.

Melhores faculdades federais do Brasil

1 – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
2 – Fundação Universidade Federal de Ciências de Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
3 – Fundação Universidade Federal de Viçosa (UFV)
4 – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
5 – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
6 – Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
7 – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
8 – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
9 – Universidade Federal de Itajaubá (UNIFEI)
10 – Universidade Federal de Santa Catarina

14/09/10 por Fabio

   



Mais informações por email

Comentar