Menstruação atrasada Posso estar grávida

Menstruação atrasada pode ser sinal de gravidez ou até mesmo outros problemas. Saiba mais sobre o assunto aqui nesta matéria.

gestanteMenstruação atrasada, ao contrário do que muita gente pensa, nem sempre é sinônimo de gravidez. Este problema pode ser causado por algumas doenças ou por disfunção hormonal. Inúmeras mulheres apresentam irregularidades em seu ciclo menstrual, por isso que é sempre importante procurar um médico assim que apresentar qualquer anomalia.

Na puberdade é até comum casos de atraso na menstruação. Algumas meninas chegam a menstruar duas vezes por mês, ou então, passam longos períodos sem apresentar ovulação. A regularização do ciclo pode demorar cerca de dois anos, mesmo assim é indicado consultar um médico ginecologista de imediato.

                       

Causas da menstruação atrasada

Quando a mulher mantém relações sexuais com regularidade, a ausência do fluxo menstrual pode ter outros motivos. A primeira coisa a fazer é verificar se não há gravidez, através de um teste de farmácia ou laboratorial que são mais eficazes, já os testes caseiros de gravidez não são tão precisos. Nesses casos é importante avaliar se existem outros sintomas de gravidez como:

– Fadiga.
– Sangramento.
– Enjôos e vômito.
– Ausência da menstruação.
– Sensibilidade e inchaço nas mamas.
– Vontade excessiva de urinar.
– Dificuldades respiratórias.
– Hiperpigmentação das aréolas.
– Aparição de estrias.
– Aceleração dos batimentos cardíacos.
– Azia.
– Câimbras.
– Seios doloridos.
– Cansaço e sonolência em excesso.
– Endurecimentos dos mamilos.

Se o exame der negativo, saiba que o atraso pode estar associado a alterações emocionais, excesso de exercício físico, estresse, má alimentação ou uso inadequado de medicamentos.

Como detectar a gravidez em casa?

Doenças que causam atraso da menstruação

Menstruação atrasada

O problema também pode estar nos ovários. Um cisto, por exemplo, pode evitar que ocorra a menstruação. Entretanto, ele é detectado facilmente por um ginecologista através de uma ecografia, exame que não gera nenhum desconforto ao público feminino. Outro fator bastante comum é a falta de ferro que, neste caso, está ligada a dietas irregulares.

Ainda existem algumas doenças que provocam o atraso na menstruação. Entre as principais enfermidades causadoras deste mal, podemos citar:

– Insuficiência ovariana prematura;
– Dismenorréia;
– Fibrose uterina;
– Endometriose;
– Amenorréia;
– Oligomenorréia, entre outras.

Há casos em que a mulher fica até 3 meses sem menstruar.

Como já dito no inicio deste artigo, o ideal é procurar um médico logo que notar algum tipo de problema relacionado ao assunto. Se for algo mais grave, ele poderá passar o tratamento mais indicado para resolver esta situação. Portanto, fique atenta ao seu ciclo menstrual e veja se ele não apresenta nenhuma irregularidade.

Tudo sobre a menstruação

1 voto



Fabio
21/07/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook