Micose de Unhas

A micose é um problema muito grave e pode causar até mesmo a queda das unhas, por isso saiba como evitar e tratar esse problema no poste abaixo.

Unha com micose

A micose que atinge as unhas recebe o nome de Onicomicose, causada por fungos e bactérias. A contaminação geralmente é causada por alicates e tesouras infectadas, animais, solos, entre outras coisas. As unhas afetadas em sua maioria são as dos pés, porém a micose também pode afetar a unha das mãos. Nos pés as bactérias e fungos acabam nos afetando com mais facilidade, pois se encontram um ambiente úmido, escuro e aquecido que é oferecido pelos sapatos fechados e os tênis, além do que, nos pés os fungos encontram o seu alimento - A substância “queratina”.

Os fungos se manifestam de várias formas, mas em todas elas ficam com um aspecto bem visível, onde a unha começa a ficar feia e oca. Muitas pessoas assustam quando vêm as unhas em um estado degradante, pois alguns tipos de micoses só aparecem nos estágios avançados, por isso é essencial ficar atento aos sintomas.

Unhas das mãos

Manifestação da micose nas unhas

  • Deslocamento da borda livre: Nesse caso a unha geralmente vai escurecendo, além do que ela vai se descolando da pele, dando a impressão de estar oca, assim vai acumulando resíduos dentro da unha. Essa é uma das formas mais freqüentes da manifestação da micose nas unhas.
  • Espessamento: As unhas ficam mais grossas, como se fossem várias camadas. Nesse caso há presença de dores, e a unha fica bem feia, é uma das formas mais aparentes em que a micose se manifesta.
  • Leuconíquia: Aparecem manchas brancas bem visíveis.
  • Destruição e deformidades: Esse caso é um dos piores, pois a unha vai ficando fraca e se quebra com muita facilidade, e com isso acaba ficando deformada.
  • Paroníquia: Esse caso também é muito conhecido como unheiro. Geralmente a unha fica inflamada, dolorida, fazendo com que fique inchada e avermelhada. A unha cresce ondulada e com várias formas.

Tratamento de micose de unha

Tratamento da micose nas unhas

Para realizar um tratamento mais eficaz é importante a passagem por um dermatófito. O tratamento pode ser realizado de várias formas, tudo vai depender do grau em que se encontra e o total de unhas afetadas, ou seja, ou grau de comprometimento. Ele com certeza vão indicar o melhor tratamento, de acordo com o que é necessário. Geralmente são utilizados remédios, cremes, cirurgias, entre outras coisas.

Método para tratar micoses da unha

Prevenção contra a doença

Para se prevenir são necessários apenas alguns cuidados básicos com a higiene. Veja a seguir algumas coisas que podem ser realizadas para evitar que o problema apareça, lembrando sempre que é muito mais simples evitar uma doença como a micose do que tratá-la, pois o tratamento nem sempre é eficaz e a pessoa pode sofrer as consequências.

Cuidados:

  • Evite usar por muito tempo sapatos fechados.
  • Evite andar descalço, principalmente em lugares públicos.
  • Não use sapatos sem meias, prefira sempre as de algodão.
  • Deixe o calçado em exposição ao sol.
  • Enxugue sempre os pés.
  • Faça a limpeza dos pés e unhas a cada 15 ou 20 dias.

Micose nas unhas

09/12/09 por Nathalia

   



Mais informações por email

Comentar