Modelo formulário seguro desemprego

O Seguro Desemprego é um direito de todo trabalhador demitido sem justa causa. Veja no 007Blog como requerer o benefício.

Seguro desemprego

O trabalhador deve receber do próprio empregador o formulário de “Requerimento do Seguro-Desemprego”.

Como funciona o Seguro Desemprego

O Programa do Seguro Desemprego foi criado perante a lei n°7.998, no dia 11 do mês de janeiro do ano de 1990. O mesmo tem como principal objetivo garantir a assistência financeira necessária a qualquer trabalhador demitido sem justa causa.

Esse benefício é temporário, o valor recebido vem diretamente do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), esse dinheiro serve basicamente para o indivíduo se manter até que consiga encontrar um novo emprego.

                       

Quem tem direito de receber o Seguro Desemprego?

MODELO FORMULÁRIO SEGURO DESEMPREGO
O seguro desemprego pode ser requerido por qualquer trabalhador dispensado sem justa causa, pescadores profissionais durante o período em que a pesca é proibida, etc. Para requerer um formulário para adquirir o seguro desemprego, o trabalhador deverá comparecer em um local especializado no assunto munido dos seguintes documentos:

  •  Comunicação de Dispensa – CD (via marrom) e Requerimento do Seguro;
  •  Desemprego – SD (via verde);
  •  Termo de rescisão do Contrato de Trabalho – TRCT;
  •  Carteira de Trabalho;
  •  CPF Original.
  •  Comprovante PIS/PASEP;
  •  Documento de levantamento dos depósitos no FGTS ou extrato comprobatório dos depósitos;
  •  Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento com Protocolo de requerimento da Carteira de Identidade, ou Carteira Nacional de Habilitação – CNH (modelo novo), dentro do prazo de validade, ou Passaporte, ou Certificado de Reservista.
  •  Comprovante dos 2 últimos contracheques ou recibos de pagamento para o trabalhador formal (não é documentação obrigatória).

Tempo limite para fazer o requerimento do Seguro

MODELO DE FORMULÁRIO SEGURO DESEMPREGO
Lembrando que assim que for dispensado, o trabalhador deve receber do próprio empregador o formulário de “Requerimento do Seguro-Desemprego” em duas vias, devidamente preenchido, o qual deve ser levado ao local especializado juntamente com os outros documentos.

O mesmo terá cerca de no máximo 120 dias para fazer seu requerimento, caso isso não aconteça o cidadão perderá o benefício sem direito a nenhuma declaração posterior.

Para tirar todas as dúvidas ainda existentes o Portal do G1 oferece algumas dicas e esclarecimentos disponíveis, não perca tempo, acesse e confira.

Onde devo fazer meu requerimento?

O mesmo pode ser feito em qualquer Delegacia Regional do Trabalho (DRT), ou então no SINE (Sistema Nacional de Emprego), ou ainda nas agências credenciadas da Caixa.

Qual é o valor do benefício?

O valor varia de acordo com a faixa salarial, pago em até cinco parcelas, o dinheiro pode ser retirado em qualquer agência da CAIXA ou nas respectivas lojas da CAIXA. Veja no endereço Iserv uma forma simples de simular o valor de seu seguro.

Qual a importância e para que serve o Formulário?

Formulário para seguro

O formulário deverá ser pego juntamente ao empregador no acerto de contas, o mesmo deverá lhe entregar já preenchido, será necessário ter algumas informações á mãos, elas se encontram disponíveis logo abaixo.

Com este modelo é necessário apenas que você preencha os dados no Word e depois imprima o formulário e leve até o local indicado. Você ainda poderá contar com outros modelos de formulários seguro desemprego disponíveis.

Saiba mais sobre direitos do trabalho

Se você é trabalhador, saiba que, toda informação sobre os direitos trabalhistas é fundamental para que você possa trabalhar com todas as garantias que tem direito. Leia nossas demais matérias sobre esse importante assunto!

Seguro Desemprego

Direitos empregadas domesticas

Tudo sobre o seguro desemprego

Direitos de empregados e empregadores

Nenhum voto, seja o primeiro



Fabio
22/10/08



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook