Modelos de recibo

Pegar o recibo perante qualquer compra ou venda é direito de todo cidadão, por isso não permita que seu direito seja retirado, exija-o.

Recibos

O recibo serve para arrecadação de impostos e controle fiscal.

É muito importante exigir um recibo de qualquer tipo de transação que você faça, pois ele ajuda no controle das compras e, caso aconteça alguma coisa com o produto, você pode exigir os seus direitos.

Ao longo do artigo disponibilizaremos algumas informações sobre recibo e modelos de recibo.

                       

Para que serve um recibo?

MODELOS DE RECIBO

Este documento comprova que você comprou ou pagou por determinado serviço ou produto. Normalmente, os recibos são blocos de papéis que você preenche à mão ou à máquina. Diferentemente da nota fiscal, ele não serve para fazer a arrecadação de impostos do governo, apesar de ser bastante utilizado para controle fiscal.

Os recibos podem ser comprados em papelarias, ou até mesmo podem ser impressos em casa, desde que contenham a assinatura, nome e valor preenchidos corretamente.

Como deve ser formulada uma folha de recibo?

Os recibos devem conter o nome de quem paga ou recebe, endereço, quantidade de produtos, valor em dinheiro, discriminação sobre o produto ou serviço prestado, data, assinatura de quem está dando o recibo, entre outras informações importantes.

Modelos de recibo

Existem vários modelos de recibos disponíveis, cada um com uma finalidade específica. A fatura, por exemplo, geralmente é dada após o pagamento de contas. Ela possui informações do remetente, do destinatário, além dos detalhes do produto oferecido (preço unitário, preço total, impostos, descontos, etc).

Voucher

recibo Voucher

O voucher, é outro modelo bastante comum. Ele contém os dados do cheque emitido a uma pessoa física ou jurídica, os detalhes da fatura, valores dos descontos e impostos, etc. Este tipo de documento é mais utilizado para registro de uma empresa feito com a emissão de seleção, trata-se de um dos recibos mais comuns nos dias de hoje.

Ticket

Modelo de Ticket

Por último, temos o ticket, um recibo emitido em impressora fiscal, onde cada bilhete fica automaticamente gravado na memória do aparelho. Esses são os três modelos principais de recibo.

Como já dissemos, ele sempre deve ser fornecido ao cliente após a realização de uma compra ou pagamento de conta, por isso, fique atento para exigir os seus direitos.

Caso queira saber mais sobre este assunto, a internet possui imagens de alguns modelos de recibos para você conferir.

Em algumas páginas eletrônicas, você ainda pode tirar as suas dúvidas e pedir maiores esclarecimentos. Então, aproveite e aprofunde seu conhecimento num tema que faz parte do nosso dia a dia.

Por quanto tempo é importante guardar o recibo

O recibo, seja de contas de lojas, água, luz, telefone, do aluguel, da prestação de um automóvel ou imóvel, é a única garantia real que os consumidores tem de demonstrar que estão quites com suas dívidas.

Programas de computador podem falhar, e dados de empresas podem ser facilmente perdidos. Por essa razão, para que você não acabe tendo que pagar duas vezes por uma mesma compra, é importante guardar o recibo por pelo menos cinco anos.

Esse período foi estipulado porque, no Brasil, uma dívida não cobrada, “caduca”, ou seja, deixa de constar como dívida, depois de cinco anos. Assim sendo, reserve uma pasta ou gaveta para alojar todos os recibos que você recebe.

Galeria de imagens de modelos de recibo

 

 

2 votos



Fabio
20/11/08


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook