Nutrientes e benefícios do leite

Além de delicioso, o leite pode também nos oferecer vários benefícios. Confira aqui os benefícios que o leite oferece para a saúde.

Para você que não gosta do leite saiba que ele nos proporciona muitos benefícios, pois em sua composição podemos encontrar cerca de 55 nutrientes e fontes de vitaminas importantíssimas para o organismo, proporcionando uma melhor qualidade de vida.

O consumo de leite ao longo da vida apresenta muitos benefícios não somente para o crescimento mas sim de um modo geral, tendo muita importância no crescimento, desenvolvimento e fortalecimento dos ossos e também do organismo já que nas pessoas adultas a perda de cálcio se inicia aos 30 anos de idade.

                       

Muitas pessoas acabam se queixando da gordura que é encontrada no leite, mas ela é muito complexa na alimentação servindo assim como uma fonte de energia além de ser muito rica em vitamina A e D, sendo elas fundamentais e praticamente indispensáveis para os jovens em fase de desenvolvimento.

O que são as proteínas

As famosas proteínas que encontramos  o leite é um composto de azoto, oxigênio, hidrogênio em algumas delas enxofre, ferro, fósforo   e outros onde a proporção em que se unem dão a origem as três proteínas mais importantes que encontramos no leite  sendo elas a caseína, lactoalbumina e lactoglobulina.

Importância do leite para bebês

Assim como os adultos os bebês necessitam do leite materno para ter um ótimo desenvolvimento, e somente no aleitamento materno ele encontra todos os nutrientes e benefícios que precisa para ser saudável e suprir todas as necessidades de vitaminas que o seu corpinho precisa.

O aleitamento materno contribui também para o desenvolvimento emocional do bebê, promovendo assim uma forte ligação emocional com a mãe na qual lhe transmite carinho, atenção e segurança. O recomendado pelos médicos é que o bebê se alimente somente do leite materno até os 06 meses de idade.

Como suprir o nutriente do leite em casos de intolerância

Bem Estar - Saiba o que fazer para suprir os benefícios do leite em caso de intolerância a lactose

Tabela de nutrientes de diversas origens de leite

Aqui nesta tabela você pode fazer um comparativo sobre as composições do leite de diversas origens.

Tabela de nutrientes de diversas origens.

Benefícios de consumir leite

Menina bebendo leite puro.

O consumo de leite nos ajuda a suprir algumas das necessidades de nosso organismo, garantindo dessa forma mais saúde, e também fazendo com que nosso corpo fique mais bonito. Abaixo seguem algumas informações importantes sobre ele:

  •  O leite contém uma quantidade relativa de cálcio que é importante para os ossos.
  •  As proteínas que encontramos no leite têm como objetivo ajudar na formação dos tecidos do organismo, sendo muito importante para o desenvolvimento especialmente na adolescência.
  •  O potássio encontrado no leite ajuda a equilibrar os fluidos corporais e ainda melhora a pressão sanguínea.
  •  No leite encontramos as vitamina A, B1, B2, D e outras, as quais ajudam no crescimento e desenvolvimento além de combater doenças infecciosas.
  •  O fósforo encontrado no leite proporciona mais energia, aumentando o crescimento das células.
  •  A niacina é outro componente importante para o corpo, onde regula o funcionamento do corpo mantendo tudo em perfeita ordem.

Quantidade de leite a ser consumida

Para que você possa consumir a quantidade de leite exata, conseguindo absorver todos os nutrientes e benefícios que o leite tem para oferecer, veja quantos copos são indicados para cada faixa etária.

  • Dos 3 anos aos 9 anos – litro/dia (3 copos).
  • Dos 10 anos 24 anos – litro/dia (3 copos).
  • Grávidas – litro/dia (3 copos).
  • Lactantes – 1litro/dia (4 copos).
  • Adultos – litro/dia (2 copos).
  • Idosos – litro/dia (3 copos).
1 voto



Nathalia
01/09/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook