O desmatamento no Brasil e suas consequências

O desmatamento das florestas brasileiras nos trazem grandes consequências. Confira aqui mais sobre os efeitos negativos que isso nos causa.

Desmatamento e as consequências no mundo.

O assunto do desmatamento merece mais atenção da população e responsáveis.

Um dos maiores problemas enfrentados pelo nosso país é o desmatamento. Esse assunto vem despertando a atenção da comunidade internacional, já que a floresta amazônica é um patrimônio de toda a humanidade.

O processo de desflorestamento se dá pelo desaparecimento das massas florestais as quais são causadas especificamente pelo homem diante a natureza, fazendo a destruição da floresta para se obter um solo mais fértil para cultivo e também pela extração da madeira.

                       

Nessa região, a atuação de madeireiras clandestinas é algo assustador. Inúmeras empresas abrem clareiras gigantescas no meio da mata, afetando a vida de milhares de espécies de animais que vivem naquele local. Além disso, alguns fazendeiros desmatam áreas enormes para realizarem o plantio da soja e demais produtos agrícolas.

Feito isso, eles implantam o gado nessa região, fazendo com que mais áreas sejam desmatadas. Para dar uma basta nessa situação, o governo brasileiro deve intensificar a fiscalização e estabelecer projetos que estimulem o desenvolvimento sustentável. Porém, é necessário que haja uma ação imediata, caso contrário, será tarde demais.

Consequências do desflorestamento

Consequências do desmatamento.

Uma grande consequência do desflorestamento é o desaparecimento de absorventes como o dióxido de carbono que reduz a capacidade do meio ambiente, já que recebe gigantescas quantidades desde causador do efeito estufa que acaba agravando o problema do aquecimento global.

Na tentativa de conter o avanço do aquecimento global, órgãos internacionais estão propondo o reflorestamento onde as medidas são parcialmente aceitas pelos ecologistas já que não deve ser levada em conta apenas a recuperação da área e também a eliminação do gás carbônico e a biodiversidade da região como um todo.

Veja algumas das consequências sofridas diante o desflorestamento.

- Assoreamentos e enchentes.
– Diminuição dos índices pluviométricos.
– Proliferação de doenças e pragas.
– Grande destruição na biodiversidade.
– Aumento considerável nas temperaturas.
– Empobrecimentos e erosão dos solos.

Combate ao desmatamento no Brasil

Combate ao desmatamento no Brasil - 5min

Grandes impactos ambientais

Muitos são os impactos devido o desmatamento sendo um dos maiores problemas ambientais, onde a emissão de gases do efeito estufa são muito preocupante devido o impacto causado nas atividades humanas, pois a desflorestação é uma das maiores fontes do gases do efeito estufa.

Diante alguns dados a desflorestação pode ser de 10% a 35% responsável pelas emissões globais, no qual a desflorestação tropical está crescendo em escalas altas onde os países que mais desmatam são o Brasil, México, República Democrática do Congo, Indonésia, Myanmar e Sudão.

Os serviços ambientais que são fundamentais em ecossistemas florestais tropicais e estão em risco devido as grandes mudanças climáticas, como a mudança no ciclo das águas e o balanço de carbono na atmosfera, onde alterar a dinâmica dos ecossistemas florestais tropicais pode afetar consideravelmente o balanço de carbono da terra afetando o clima.

5 votos



Fabio
09/06/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook