O desmatamento no Brasil

Conheça aqui alguns dos principais motivos do desmatamento no Brasil e também como evitar que o mesmo se alastre pelas florestas brasileiras!

O desmatamento, ou também chamado de desflorestamento, das florestas brasileiras iniciou-se desde a chegada dos portugueses no Brasil, e após a chegada dos mesmos, a extração do pau-brasil para a Europa se intensificou muito, além disso, a exploração da Mata Atlântica também era muito forte na época, o que fez com que uma grande parte fosse desmatada.

O desmatamento na Mata Atlântica e Floresta Amazônica

Queimada e Desmatamento no Brasil

                       

Depois do grande desmatamento da Mata Atlântica, a Floresta Amazônica começou a sofrer as consequências da derrubada ilegal de arvores. Muitas empresas buscavam madeiras como Mogno para a confecção de móveis.

De acordo com o WWF, em 2000 o desmatamento da Amazônia já atingia 13% da cobertura original de 1500. Em julho de 2012, a revista Science publicou uma matéria que afirma que no ano de 2050, cerca de 80% das espécies da Amazônia já terão sido extintas.

Embora os casos mais graves sejam na Floresta Amazônica e na Mata Atlântica, existem também desmatamentos nos outros quatro cantos do país, sendo o principal motivo é a derrubada de arvores para a ampliação de campos agrícolas.

Principais motivos do desmatamento no Brasil

O desmatamento no Brasil.

No Brasil além da grande ampliação para os espaços da agricultura, existem também a questão da ampliação urbana, já que cada vez mais cidades precisam de espaços para construir casas e prédios.

Além disso, as queimadas são um problema sério, que contribuem para que o desmatamento cresça ainda mais,e além de plantas, acabam dizimando centenas de animais, insetos, solo e ajudam ao aumento do aquecimento global.

Métodos contra o desmatamento

O desmatamento vem sofrendo certa diminuição de alguns tempos para cá. Isso graças à alguns métodos, como conscientização ambiental, projetos para a salvação da mata e flora brasileira, dentre outros recursos, normalmente passados através de ONGs (Organizações Não Governamentais) e também projetos escolares.

Além disso, através da internet e redes sociais, muitas pessoas buscam maneiras para evitar o desmatamento no Brasil, organizando marchas e protestos contra o desmatamento das florestas brasileiras. Confira um vídeo sobre o desmatamento no Brasil.

1 voto



Fabio
23/06/08


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook