O que é doença renal crônica sintomas

As doenças renais não costumam apresentar muitos sintomas, veja abaixo quais são os principais deles e mantenha-se atento.

O que é doença renal crônica sintomas

Doença renal

A doença renal crônica nada mais é do que uma lesão renal que geralmente ocasiona a perda progressiva e irreversível da função dos rins. Atualmente, é considerada uma lesão renal quando o problema persiste há pelo menos 3 meses com ou sem redução da função de filtração.

Atualmente, cerca de um em cada 10 adultos possui problemas renais, os quais são ocasionados devido a diversos fatores. A maioria das pessoas portadoras desse tipo de doença não sabe que tem a mesma, pois ela costuma manifestar seus sintomas somente em fases já avançadas. O diagnóstico precoce e o tratamento da doença nos estágios iniciais são essenciais para evitar que a doença progrida para fases mais avançadas. Em casos mais sérios é aconselhado, inclusive, um tratamento com hemodiálise ou até mesmo um transplante de rim.

A doença renal pode muitas vezes estar associada a doenças como pressão alta, doenças do coração e diabetes, por isso é necessário manter-se atento quanto às mesmas. O tratamento da doença renal ajuda a evitar complicações como insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio e derrames.

Os rins possuem importante papel em nosso corpo, pois são eles quem eliminam as toxinas e as substâncias que não são importantes para o nosso organismo. Lembrando que eles também os líquidos e os sais do corpo em níveis adequados.

Sintomas

As doenças renais não costumam apresentar muitos sintomas, mas os mais freqüentes são:

• Inchaço no rosto, pés ou pernas
• Dificuldades para urinar
• Cansaço
• Fraqueza
• Urina com alterações na sua cor
• Urina com espuma
• Aumento ou diminuição da quantidade de urina

Como prevenir

Pessoas que possuem casos de doenças renais na família devem se manter atentas, pois estão mais predispostas a desenvolver essa patologia. Mas quadros de infecção nos rins, diabetes, hipertensão, obstruções (tumores, pedras nos rins) também são fatores de risco para o surgimento do problema.

08/11/11 por Lucimara

   



Mais informações por email

Comentar