O que fazer quando se esquecer de tomar o anticoncepcional

O anticoncepcional é importante para ajudar para prevenir uma possível gravidez. Tire dúvidas e saiba como tomar.

mulher feliz

O anticoncepcional é fundamental na vida das mulheres que possuem vida sexual ativa, já que através do uso desse medicamento as mulheres conseguem conquistar uma vida sexual plena e saudável. Isto porque, ao se proteger de uma gravidez indesejada, o casal fica mais seguro e pode desfrutar da intimidade sem medo.

                       

Tipos de anticoncepcional

Atualmente, existem diversos métodos contraceptivos. Todos os tipos têm como objetivo principal evitar que o espermatozoide encontre o óvulo. O que muda é a maneira como cada um atua no organismo feminino.

Além das pílulas anticoncepcionais, existe também o diafragma, o DIU, o adesivo anticoncepcional, o anel vaginal, etc. Alguns deles são capazes de liberar hormônio gradualmente durante todo o mês, especialmente recomendados para mulheres que vivem se esquecendo de tomar o comprimido.

Esquecer-se de tomar o anticoncepcional

Atualmente, existe no mercado contraceptivos criados especialmente para pessoas que costumam se esquecer de tomar a pílula anticoncepcional, os quais devem ser indicados por um médico ginecologista.

Se você faz uso da pílula e por algum motivo esqueceu-se de tomar o remédio, não entre em pânico. Na verdade, a pílula possui uma porcentagem grande de eficácia, mas quando tomada desreguladamente, esse número é um pouco menor.

Você pode se esquecer de tomar até duas pílulas consecutivas, mas assim que se lembrar do medicamento, corra ingeri-lo imediatamente e depois continue tomando normalmente.

No entanto, se você esqueceu-se de tomar a pílula por mais de três dias, abandone aquela cartela e espere seu período menstrual para começar a tomar novamente o medicamento.

Reações adversas do anticoncepcional

Muitas mulheres revelam que não conseguem tomar anticoncepcionais, pois acabam sofrendo demais com algumas reações que essa medicação pode causar.

Algumas mulheres podem desenvolver dores de cabeça constantes, irritabilidade, sonolência, aumento de peso, inchaço, entre muitas outras reações, que transformam o uso deste tipo de medicação em um tormento.

Mas se há um ponto positivo é que existem centenas de marcas de anticoncepcionais, com fórmulas bem diferentes. por essa razão, o melhor a fazer é conversar com seu médico e fazer exames, para saber quais são os tipos de anticoncepcionais que você poderá tomar, sem sofrer com os efeitos colaterais.

Pílula do dia seguinte é um anticoncepcional?

De certo modo sim. Esse remédio age no organismo feminino impedindo que um óvulo fecundado se implante na parede uterina, e assim evita a gravidez. Mas vale ressaltar que a quantidade de hormônios presentes na pílula do dia seguinte é muito alta.

Por essa razão os médicos recomendam não abusar desse medicamento. Ele não é um anticoncepcional comum, é muito mais forte, e seu uso contínuo pode causar distúrbios hormonais nas mulheres.

Médicos dizem que o uso abusivo da pílula do dia seguinte se dá, se você tomar mais que três dessa pílula por ano, sendo que é preciso ter um espaço de aproximadamente 4 meses entre cada pílula.

Confira mais informações sobre anticoncepcionais

Confira abaixo muito mais informações sobre anticoncepcionais, e dessa maneira consiga tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto!

Dúvidas sobre as pílulas anticoncepcionais

Tomar anticoncepcional direto faz mal?

Como usar a pílula anticoncepcional

Qual o melhor anticoncepcional?

Anticoncepcional injetável

Nenhum voto, seja o primeiro



Nathalia
18/08/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.