O que fazer quando se esquecer de tomar o anticoncepcional

O anticoncepcional é importante para ajudar para prevenir uma possível gravidez. Tire dúvidas e saiba como tomar.


ESQUECER DE TOMAR O ANTICONCEPCIONAL

É importante tomar a pílula anticoncepcional com regularidade.

O anticoncepcional é fundamental na vida das mulheres que possuem vida sexual ativa, já que através do uso desse medicamento as mulheres conseguem conquistar uma vida sexual plena e saudável. Isto porque, ao se proteger de uma gravidez indesejada, o casal fica mais seguro e pode desfrutar da intimidade sem medo.

Tipos de anticoncepcional

ESQUECER DE TOMAR O ANTICONCEPCIONAL

         

Atualmente, existem diversos métodos contraceptivos. Todos os tipos têm como objetivo principal evitar que o espermatozoide encontre o óvulo. O que muda é a maneira como cada um atua no organismo feminino.

Além das pílulas anticoncepcionais, existe também o diafragma, o DIU, o adesivo anticoncepcional, o anel vaginal, etc. Alguns deles são capazes de liberar hormônio gradualmente durante todo o mês, especialmente recomendados para mulheres que vivem se esquecendo de tomar o comprimido.

Esquecer-se de tomar o anticoncepcional

ESQUECER DE TOMAR O ANTICONCEPCIONAL

Atualmente, existe no mercado contraceptivos criados especialmente para pessoas que costumam se esquecer de tomar a pílula anticoncepcional, os quais devem ser indicados por um médico ginecologista.

Se você faz uso da pílula e por algum motivo esqueceu-se de tomar o remédio, não entre em pânico. Na verdade, a pílula possui uma porcentagem grande de eficácia, mas quando tomada desreguladamente, esse número é um pouco menor.

Você pode se esquecer de tomar até duas pílulas consecutivas, mas assim que se lembrar do medicamento, corra ingeri-lo imediatamente e depois continue tomando normalmente.

No entanto, se você esqueceu-se de tomar a pílula por mais de três dias, abandone aquela cartela e espere seu período menstrual para começar a tomar novamente o medicamento.

Lembrando que em casos de esquecimento é importante fazer uso de outro método contraceptivo, e não somente o anticoncepcional. Vale a pena investir no uso da camisinha para evitar uma possível gravidez indesejada.

Efeitos colaterais do anticoncepcional.

Reações adversas do anticoncepcional

Muitas mulheres revelam que não conseguem tomar anticoncepcionais, pois acabam sofrendo demais com algumas reações que essa medicação pode causar.

Algumas mulheres podem desenvolver dores de cabeça constantes, irritabilidade, sonolência, aumento de peso, inchaço, entre muitas outras reações, que transformam o uso deste tipo de medicação em um tormento.

Mas se há um ponto positivo é que existem centenas de marcas de anticoncepcionais, com fórmulas bem diferentes. por essa razão, o melhor a fazer é conversar com seu médico e fazer exames, para saber quais são os tipos de anticoncepcionais que você poderá tomar, sem sofrer com os efeitos colaterais.

Pílula do dia seguinte é um anticoncepcional?

Perigos da Pílula do dia seguinte.

De certo modo sim. Esse remédio age no organismo feminino impedindo que um óvulo fecundado se implante na parede uterina, e assim evita a gravidez. Mas vale ressaltar que a quantidade de hormônios presentes na pílula do dia seguinte é muito alta.

Por essa razão os médicos recomendam não abusar desse medicamento. Ele não é um anticoncepcional comum, é muito mais forte, e seu uso contínuo pode causar distúrbios hormonais nas mulheres.

Médicos dizem que o uso abusivo da pílula do dia seguinte se dá, se você tomar mais que três dessa pílula por ano, sendo que é preciso ter um espaço de aproximadamente 4 meses entre cada pílula.

Confira mais informações sobre anticoncepcionais

Confira abaixo muito mais informações sobre anticoncepcionais, e dessa maneira consiga tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto!

Dúvidas sobre as pílulas anticoncepcionais

Tomar anticoncepcional direto faz mal?

Como usar a pílula anticoncepcional

Qual o melhor anticoncepcional?

Anticoncepcional injetável

0 voto





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. O que fazer quando se esquecer de tomar o anticoncepcional

    vana
    17/08/12 às 6:12 pm
  2. tomei injecao dia18 de junho e dia 17 de julho tomei de novo e dia 17 de agosto nao tomei e fiz relacao sem protecao tenho chaces de esta gravida

    vana
    17/08/12 às 6:11 pm
  3. esqueci de tomar meu anticoncepcional por mais de 24h e tive relaçao sem proteçao. posso estar gravida?

    raquel
    19/06/12 às 4:28 pm
  4. Olá Fa, você corre risco sim e por esse motivo consulte um ginecologista. Obrigada pelo seu comentário, qualquer dúvida estamos a disposição!

    Equipe 007Blog
    27/04/12 às 4:41 pm
  5. eu tomo a injeção faz tempo , mais tive relação e no mes q eu ia toma a injeção equeci . corro algum risco de engravidar. preciso da resposta por favor

    fa
    26/04/12 às 2:26 pm
  6. ola… esqueci de tomar anticoncepcional (injecao) por 10 dias e mesmo assim continuei tendo relacao. sera que tenho chances de engravidar!?


    08/08/11 às 10:39 am
  7. oi por favor esqueçi de tomar a pilula durante um dia posso ter chance de engravidar e tive relação sexuais com meu noivo e ai por favor me ajude

    edna
    24/04/11 às 6:59 am
  8. ahh , ja ia esquecendo.. e depois de 2 semanas de uso , parece que minha menstruação esta vindo.. o que pode ser isso?

    Ta
    20/03/11 às 2:23 am
  9. oii ..
    esqueci de tomar 1 pilula na primeira semana de uso , no outro dia , tomei dois .. e nesse dia tive relaçoes sem preservativo.. corro algum risco de estar gravida?

    Ta
    20/03/11 às 2:22 am
  10. Esquecii de tomar tres pilulas da cartela… a 1ª foi na primeira semana tomei 24 h depois.. a 2ª na segunda semana,e tb tomei 24 h depois e a terceira na 3ª semana a mesma coisa…Continuei a tomar a cartela (faltavam apenas duas pilulas apos o esquecimento da 3ª) e fiz a pausa para os sete dias.. tive relaçao sexual, corro o risco de estar gravida?!

    Mah
    15/01/11 às 1:32 pm
  11. eu tomo pílula anticoncepcional há 3 meses, iniciei uma cartelinha normalmente
    como faço, e tomei os dois primeiros comprimidos no horário certo, 22:30..
    nesse segundo dia tive relações sem camisinha, mas ele não ejaculou dentro de
    mim. No terceiro dia eu esqueci de tomar e fui tomar só no outro dia ás 10:00
    da manhã, ou seja, tomei antes de 12 horas, mas como fiquei preocupada, tomei
    também uma pílula do dia seguinte, só que tomei errada, tomei a pílula, e
    era para eu tomar outra 12 horas depois, e tomei 24 horas depois. E depois disso
    continuei tomando o anticoncepcional normalmente, Há riscos de gravidez?


    26/12/10 às 2:43 pm
  12. Eu esqueci de tomar a pilula durantes tres dias e ja veio minha menstruacao . O que eu faco tomo os tres juntos e continuo ou espero que termine a menstruacao ????????

    arine
    26/10/10 às 8:24 am
  13. desde que mestruei pela primeira vez que minha mestruaçao vem com pedaços de sangue, e este mes veio de mais. sera que e porque tenho tomado anticoncepcional ingetavel e tenho tido muito relação durante o mes.e porque nem sempre eu consigo gozar mesmo meu namorado fazendo todas as preliminares

    maria
    09/09/10 às 9:36 am
  14. Tive relaçoes com meu namorado no final da mestruação com ejaculaçao,nao tomei anticoncepcional durante dois dias iniciais.
    Tem alguma possibilidade de gravidez?
    por favor, responda

    luiza
    31/03/10 às 12:12 pm
  15. gostaria de saber sobre a segurança quanto a nao tomar o anticoncepcional belara a noite e no dia seguinte esquecer e ter relações sexuais sem camisinha, com ejaculação. Tomei a noite o anticoncepcional do dia anterior e algumas horas depois o do dia. é possível eu estar grávida? é seguro eu tomar agora, antes das 72horas, a pilula do dia seguinte? por favor, responda.

    kaory
    12/01/10 às 9:06 am

X
Curta a página