O que fazer se o título de eleitor for cancelado?

O que fazer se o título de eleitor for cancelado

Segundo ao que foi divulgado os brasileiros tiveram até essa quinta-feira (14) para regularizar o documento Título de Eleitor, que não votou e nem justificou o voto nas três últimas eleições e não se regularizou corre o risco de ter o documento cancelado.

         

O que fazer nesse caso? Quem perdeu o prazo estipulado pela Justiça Eleitoral deve procurar o cartório o mais breve possível para pagar uma multa, de preferência ainda essa semana. O cidadão que tiver o título cancelado será privado de algumas atuações como tirar o passaporte, documento de identidade, não receberá salários provindos de cargos públicos entre outros.

A primeira coisa a fazer é procurar um cartório eleitoral portando o documento de identificação e o comprovante de residência, o cidadão terá que preencher a formalização do Requerimento de Alistamento Eleitoral também conhecido como RAE.

Além disso, terá que pagar uma multa no valor de R$ 3,51 por turno falante, sendo que cada turno é considerado uma eleição. Após esse procedimento é necessário aguardar o inicio das atualizações do cadastro de banco de dados da Justiça eleitoral, que esse ano será no dia 05 de maio de 2011, após essa data o processo será regularizado.

Quem tiver o título cancelado ainda não poderá participar em concorrência pública ou administrativa, como também será provado de realizar certos tipos de empréstimos. Poderá ser impedido também da renovação da matricula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e outros. Por isso não perca mais tempo e regularize esse documento que é tão importante, assim poderá exigir o direito de cidadão, e ajudar na escolha dos próximos governantes do país.

Se você desejar pode consultar a situação do título eleitor on-line, através do site do TSE (www.tse.org.br), basta informar p nome completo, data de nascimento e/ou o número do documento.

0 voto






Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. desde quando eu tirei meu titulo de eleitor, não consgui votar, pois teve um erro de uma letra no meu nomee nunca justifiquei voto algum, e assim não consegui votar ateh hoje, sendo q meu titulo esta cancelado e eu preciso tirar meu passapórte para viajar em agosto de 2011. Como e que eu faço?

    Thalita
    21/05/11 às 1:26 am

X
Curta a página