O que fazer se você está sem habilitação e o guarda lhe parar

Lembre-se de que a CNH - Carteira Nacional de Habilitação é um documento obrigatório a todo condutor de veículos em vias terrestres.

Blitz de veículos

A CNH é um documento essencial para todo condutor.

A CNH – Carteira Nacional de Habilitação é o documento oficial que garante a aptidão de um cidadão a se tornar um condutor oficial de veículos automotores terrestres. Seu porte é obrigatório dentro do território Brasileiro, a CNH atual contém:

- Fotografia.
- Números dos principais documentos do condutor – RG e CPF.
- Data da expedição.
- Uso necessário de lentes ou óculos de grau.

A CNH pode ser utilizada também como principal documento de identidade, no entanto, a mesma não é válida como documento de identificação em território internacional, de acordo com o Código de Transito Brasileiro cabe ao DETRAN – Departamento de Transito expedir a Carteira de Habilitação, assim o mesmo é o responsável por garantir a aptidão do indivíduo em todos os níveis.

Obrigatoriedade da Carteira Nacional de Habilitação

Guarda parando um motorista

Como já citado acima a CNH é um documento essencial para todo condutor, ela é retirada após aulas práticas e teóricas que comprovarão a aptidão do cidadão como motorista, sendo assim ela deve estar com você todo o tempo.

Mas sabemos bem que muitas vezes esquecer-se de algum documento pode ser desastroso, quando se trata da Carteira de motorista isso pode ser ainda pior. Não é todo dia que isso acontece, mas pode acontecer até com você de estar com pressa e sair de casa de sem a carteira de habilitação. Mas se um guarda policial te parar, o que fazer?

O que fazer em casos de Blitz se você está sem a carteira?

Na verdade não há muito que fazer, o guarda não tem como adivinhar que você tem habilitação e esqueceu-se dela, sendo assim provavelmente você será multado e geralmente o veiculo (seja moto ou carro) fica apreendido.

Muitas pessoas conseguem lidar e pedir para que um amigo ou parente busque o documento, isso pode ou não funcionar. Afinal é ‘obrigatório’ andar com a carteira de habilitação e a documentação completa do veículo.

Para evitar situações constrangedoras e maiores problemas

- Não tente fugir, não minta e não tente qualquer vantagem sobre o guarda.
- Admita o seu erro e evite comentários desnecessários.
- Informe a ele apenas o necessário.

Orientação extra

Caso você não tenha habilitação não pegue nenhum veiculo, pois é muito arriscado, em caso de acidentes, você será prejudicado, além de pagar multa, poderá responder a processo, dar responsabilidades a outras pessoas, enfim, uma série de problemas, que podem ser evitados. Respeite as leis de trânsito e lembre-se de andar sempre com sua CNH e todos os documentos do veículo.

18/08/09 por Nathalia

   



Mais informações por email

Comentar