O que significa as cores das placas dos carros?

Desde 1901 as placas sofreram alterações. Confira em nossa matéria as principais mudanças, as placas antigas e as atuais.

Placa

A partir desse ano as placas de carro sofrerão algumas alterações

Todo veículo possui uma placa única de identificação, seja moto, carro, caminhão, ônibus ou outros. O sistema de emplacamento começou em 1901, quando surgiram os primeiros veículos automotores. Atualmente as placas de identificação de veículos no Brasil são emitidas através dos Departamentos de Trânsito (DETRAN's), normalmente com uma sequência de siglas de acordo com o estado.

Poucos sabem, mas as placas já mudaram bastante desde o início do emplacamento, atualmente cada cor representa o tipo de uso que aquele veículo foi registrado. Então vamos falar um pouco mais sobre o assunto e mostrar o que cada cor representa. Confira abaixo!

Placas antigas

  • Placa preta e caracteres branca

Primeira placa do Brasil

Esse foi o primeiro sistema de emplacamento do Brasil que começou em 1901. Os primeiros veículos do país tinham a placa na cor preta e letras brancas, sistema que funcionou até 1941, sendo que alguns carros antigos, considerados relíquias ainda possuem a placa original. Durante esse período o emplacamento era de responsabilidade do município, ou seja, cada cidade expedia as suas placas, que eram iguais em todo o país. A letra P na placa representava "Particular" e o A "Aluguel". Já a quantidade de números variavam de 1 a 5.

  • Placa vermelha com letras caracteres ou brancas

Placa vermelha

As placas vermelhas foram utilizadas entre os anos de 1941 à 1969. As placas vermelhas com letras brancas era para o transporte pago e as com letras pretas os veículos oficiais. Já os veículos particulares eram com a placa laranja e os caracteres na cor preta. Nesse período o nome dos municípios vinham antes da siglas dos estados (como na placa acima), e os números eram combinações numéricas. Já as placas das motocicletas eram ovais e continham apenas a sigla do estado.

  •  Placa amarela e caracteres pretos

Placa amarela
Há quem ainda se lembre das placas amarelas usadas entre os anos de 1969 a 1990, sendo que em alguns estados esse modelo se estendeu até 1999. Cada estado possuía uma sequência, que poderia se repetir. A nova placa trouxe bastante mudança, e as siglas do estado passaram pra antes do nome do município. Os carros amarelos passaram a placa para o amarelo, que anteriormente era laranja.

Placa Atual

Placa cinza

A partir de 1990 a cor passou do amarelo para a cor cinza e os carácteres para a cor preta, aumentando uma letra, ou seja, três letras e quatro números e um hífen separando a letra dos números. Já a posição das siglas do estado e o município que continuaram basicamente iguais, com uma tarja preta que pode ser mudada caso o veículo seja registrado em outro município, presa por um lacre.  Esse modelo foi adotado pelos estados até 2008.

Placa atual

No dia 1° de abrir passou a ser obrigatório o uso das placas refletivas para todos os veículos automotores, além disso o tamanho da placa aumentou um pouco, passando de 13,6 cm para 17 cm de altura,  e o comprimento de 18,7 cm para 20 cm, assim como os carácteres também aumentaram.

Mais sobre O que significa as cores das placas dos carros?

Todas as placas

Placas

- Branco sobre fundo vermelho: Carros de aluguéis. Ex: taxis, caminhões, ônibus e outros.

- Branco e fundo verde: Carros de experiência, ou seja que estão em reparo nas concessionárias ou que estão sendo testados.

- Branco e fundo azul: Carros conduzidos por autoridades estrangeiras. Até 2009 as siglas informavam o órgão do proprietário como: ADM (Administrativo), CC (Corpo Consular), CD (Corpo Diplomático), CMD (Chefe de Missão Diplomática, exclusiva do EMbaixador), OI (Organismo Internacional).

- Vermelho e fundo branco: Carros utilizados pela auto-escolas.

- Preto e fundo cinza: Carros privados.

- Cinza e fundo preto: Carros de colecionadores (Coleção). Nesse caso é necessário ter mais de 30 anos e ser 85% original.

- Preto e fundo branco: Uso oficial (polícia, bombeiros, governo e etc).

- Dourado e fundo preto: Carros oficiais de prefeitos, presidentes de câmaras, presidente de tribunais, e outros.



Mais informações por email.

Comentar sobre O que significa as cores das placas dos carros?

Destaque

Novo Jetta 2013 Preço e Ficha Técnica

Novo Jetta 2013 Preço e Ficha Técnica