Onde tirar o CPF

O CPF é um documento muito importante e todas as pessoas maiores de 16 anos podem solicitá-lo. Basta dirigir-se a uma agência bancária.

O CPF é o Cadastro de Pessoas Físicas, o mesmo é o registro de um cidadão na Receita Federal Brasileira e deve conter todos os contribuintes. Este documento contém informações fornecidas pelo próprio contribuinte e por outros sistemas da Receita Federal.

O documento é usado para abrir contas em lojas, em bancos, tirar passaporte, participar de concursos públicos e vestibulares, dentre outras utilidades.

                       

O CPF pode ser retirado por qualquer pessoa brasileira que seja maior de 16 anos, o interessado deve dirigir-se em a uma agência bancária da Caixa Econômica, Banco do Brasil ou até mesmo pelos correios.

O valor aproximado para solicitar o documento é de R$ 5,50 e você deve apresentar a carteira de identidade e o título de eleitor se tiver.

Qualquer pessoa pode fazer CPF a partir dos 16 anos, caso seja menor é necessário ter sua inscrição feita pelos seus pais ou responsáveis legais.

Logo- CPF

Solicitar o CPF pela internet

O interessado também pode solicitar o CPF pela internet, basta acessar o site da Receita Federal, clicar em ‘’CPF’’, em seguida ‘’ Inscrição CPF pela internet’’.

Você deve preencher os dados da ficha com nome completo, data de nascimento, sexo, naturalidade, nome da mãe, endereço e telefone para contato.

Confirme os dados cadastrados e clique em ‘’Enviar’’. Se a sua inscrição for feita com sucesso, será gerado o número de inscrição do CPF e o comprovante.

Mulher solicitando o CPF pela internet

Como pedir a 2ª via do CPF?

Em caso de dano ou perda do documento é necessário fazer o boletim de ocorrência para registrar a perda do documento junto à polícia civil, assim você pode ter um documento comprobatório de que perdeu o CPF.

Caso tenha perdido apenas o CPF não é necessário fazer a segunda via do cartão se tiver o número impresso na sua carteira de identidade.

Como regularizar meu CPF?

Se você não declara Imposto de Renda e antigamente apenas fazia a declaração de isento é simples: basta ir a uma agência bancária ou no Correio e preencher o formulário de regularização de CPF.

No entanto caso seja obrigado a declarar imposto de renda e seu CPF está suspenso é necessário a ajuda de um contador para que o mesmo possa fazer a entrega da Declaração Anual de Ajuste do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF).

Vale lembrar que o cidadão deve ficar de olho com a situação do seu documento. Para isso é necessário acessar o site da Receita federal, informar o número do CPF e analisar a situação cadastral que pode ser:

Pendente de regularização

Caso apareça que o seu documento está pendente de regularização isto significa que o indivíduo esqueceu-se de declarar o Imposto de Renda, para regularizar, consulte a Receita Federal com a orientação de um contador.

Suspensa

Significa que o cidadão deixou de fazer sua declaração obrigatória de imposto de renda por 2 anos ou mais, você pode recuperar seu CPF, porém precisa se dirigir a Receita Federal para verificar as pendências do seu documento.

Agora se aparecer Regular isto significa que o seu documento está correto e sem pendências.

Informações sobre o CPF

CPF: Saiba como tirar o CPF

Neste vídeo você pode conferir algumas informações sobre o CPF.

Nenhum voto, seja o primeiro



Nathalia
07/10/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook