Passo a passo de uma redação

A redação deve ser composta de introdução, desenvolvimento e conclusão. Confira aqui como fazer uma boa redação para o vestibular.

Fazer uma redação não é tão difícil quanto parece. Normalmente, em concursos públicos e vestibulares é pedido para que os candidatos façam uma redação dissertativa, gênero que pode ser mais fácil. A dica para escrever um texto de qualidade é se manter atento com as atualidades, de preferência lendo bastantes revistas, jornais, entre outros meios, que possam favorecê-lo em alguns nos assuntos.

No dia da prova, é importante manter a calma, ler o tema da redação antes de começar a prova, assim você já vai pensando no que escrever. Procure destacar os fatos mais importantes, evite escrever parágrafos muito pequenos ou grandes demais, pois pode desestruturar o texto e cansar o leitor.

                       

Abaixo, vamos disponibilizar outras dicas a respeito, para que você possa tirar uma boa pontuação em sua redação e, assim, alcançar o resultado esperado. Então se esforce ao máximo, pois o texto é de grande importância para sua nota final.

Como fazer uma redação dissertativa?

Redação dissertativa

Introdução

São os primeiros parágrafos, nos quais você vai dar ênfase para os fatos mais importantes daquilo que vai escrever. Os dados devem chamar bastante a atenção do leitor. Evite escrever palavras repetitivas. O uso de gírias não deve acontecer em nenhum ponto da redação.

Desenvolvimento

O desenvolvimento é o meio da redação. Nele você deve acrescentar o que já havia escrito, colocar fatos que complementam ou enfatizam o pensamento a cima. É composto de argumentos e idéias, procure elaborá-lo bastante formalmente.

Conclusão

A conclusão é a finalização do texto, é quando você vai encerrar o assunto, não deve conter mais nenhuma ideia nova. Normalmente pode ser destacada uma solução para o assunto acima quando necessário, ou então um resumo do texto de forma clara e objetiva.

É importante, em uma redação, não ter repetição de palavras, nem mesmo gírias ou termos coloquiais. Não deve ter parágrafos muito grandes, nem mesmo frases muito curtas. Nada de fugir do tema ou usar a religião como argumento. Seja claro e objetivo, não se esqueça de escrever legivelmente. Todo texto precisa de um título, e use a pontuação corretamente.

Modelo de redação para vestibular

Redação 1: Questão de sobrevivência
Redação 2: A realidade por imagens
Redação 3: Sem limites
Redação 4: O simbolismo mais Apolíneo e menos Dionísico
Redação 5: E assim caminha a humanidade
Redação 6: O espetáculo do estado
Redação 7: O real ideal, formado e transformado
Redação 8: A representação dos fatos
Redação 9: A Imagem como seu próprio objeto
Redação 10: A Tirania das marcas

Erros mais comuns na redação

Redação para vestibular

Esquecer o título

Muitos alunos e candidatos ao vestibular confundem o título com o tema. Esquecer o título da redação pode descontar pontos na sua nota final. O tema é apenas a ideia proposta para que você elabore a redação, que deve conter um título, de acordo com o assunto que chame a atenção do leitor.

Erros de ortografia

Nervosismo e pouco tempo para terminar a redação são dois fatores altamente prejudiciais. Escrever corretamente, com todos os acentos e pontuação correta é fundamental para conseguir uma boa nota em qualquer prova. Antes de entregar a redação, leia no mínimo uma vez prestando bastante atenção para corrigir esses pequenos erros, que fazem toda a diferença no final.

Fugir do assunto

A conclusão parece o passo mais fácil da redação, porém os especialistas alertam aos cuidados. Muitas vezes o escritor acaba mudando a sua opinião no meio do artigo sem perceber, no entanto é preciso manter  o mesmo ponto de vista até o final.

Para que você possa eliminar todas as dúvidas, separamos dois vídeos abaixo com o passo a passo e algumas dicas para fazer uma boa redação.

Dicas de dissertação 1/2

Dicas de dissertação 2/2

2 votos



Nathalia
10/03/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook