Porque as mulheres têm cólicas menstruais

As cólicas menstruais são realmente um grande incômodo na vida das mulheres, por isso é essencial saber por que ela acontece.

Cólicas

Foi constatado que cerca de 33 milhões de mulheres sofrem com cólicas menstruais ao longo da vida, as mesmas revelam que as dores são tão intensas que muitas vezes acabam impactando sua produtividade no trabalho, e nos estudos.

                       

O que são cólicas menstruais?

As cólicas são dores insuportáveis que aparecem antes ou durante o período da menstruação. Geralmente são caracterizadas por inchaço da barriga, suores e calafrios, algumas vezes apresentam incômodos da região lombar, inchaço das pernas e fortes dores de cabeça.

Pode parecer estranho, mas muitas mulheres sofrem com esse problema e não recorrem a nenhum tipo de tratamento, pois julgam que essa dor é normal e muito comum visto que a parte interna de seu ovário está em plena descamação, mas para analisar a fundo essa situação vamos entender juntas por que as cólicas menstruais acontecem.

Porque temos cólicas menstruais?

 

O programa Bem Estar resumiu perfeitamente a verdadeira causa das cólicas menstruais, vejamos como ela funciona e por que acontecem. Na grande maioria das vezes elas acontecem porque há um aumento das prostaglandinas, pela camada endometrial do útero.

Porém, também há uma cólica que atinge mulheres após os trinta anos de idade provocando doenças ou distúrbios psicológicos e hormonais que podem ser causados por diversas circunstâncias. Ao notar que está sentindo um incômodo além do normal durante o período menstrual procure ajuda médica.

Drauzio Varella – A opinião de um especialista

Segundo o especialista Drauzio Varella, o  útero é um órgão de 7 cm com o formato de uma pêra, constituído por três camadas: externa, média e interna. A camada interna é a responsável pelo aparecimento das cólicas menstruais. Todos os meses ela cresce, fica bem grande à espera do embrião. Se ele não vem, essa camada descama em forma de sangramento, a menstruação e, enquanto descama, libera prostaglandina que faz o útero contrair para eliminar o sangue. Essa compressão comprime os nervos e os vasos que passam pelo músculo uterino. Por isso, a mulher sente dor.

Cólicas Menstruais

Nenhum voto, seja o primeiro



Nathalia
23/07/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook