Preencher currículo vitae

Ainda não sabe como preencher um currículo corretamente? Confira informações e dicas de como preencher um currículo vitae.

Quem está procurando um emprego deve ter um currículo bem feito e adequado à posição que o candidato deseja alcançar. O currículo deve conter todas as informações pessoais necessárias para que o empregador possa entrar em contato com você, além de informações sobre suas qualificações.

É importante ter bastante cautela ao montar um currículo vitae, pois ele deve ser o mais enxuto possível. Escrever informações aleatórias não é uma boa, é necessário que o currículo tenha poucas páginas, pois nenhuma empresa irá ficar perdendo tempo analisando um currículo extenso.

Preencha o currículo vitae somente com informações verídicas, não fique “enchendo linguiça”. Caso não possua experiência no mercado de trabalho, coloque que está em busca do primeiro emprego e informações sobre as qualificações que você possui. Lembre-se que ser um profissional capacitado faz toda a diferença na hora da contratação, pois as empresas buscam mão de obra qualificada.

Preencher currículo vitae

Dicas para preencher o currículo vitae corretamente

• Preencha o currículo com no máximo duas páginas;
• Com letra preta;
• Com tamanho de letra 11 ou 12;
• Fonte Arial ou times New Roman;
• Títulos dos tópicos em letras maiúsculas e negrito;
• Sem foto;
• Sem pretensão salarial, a não ser se solicitado;
• Sem contatos para referências.

O currículo pode ter sete ou oito tópicos:

Identificação pessoal - Nome, endereço completo, telefones e e-mail. Essas informações devem estar bem à vista para que você seja facilmente encontrado. Por isso, são as informações que aparecem primeiro;

Objetivo da vaga - Deve ser simplesmente a vaga oferecida: vendedor, secretária, gerente de operações, etc;

Qualificação profissional - Coloque todas as qualificações que você possui e tudo o que sabe fazer para auxiliar naquele determinado cargo que você procura. Deve ser escrito de forma sucinta, com frases curtas e diretas.

Qualificação técnica - Coloque o que você sabe tecnicamente, independentemente de ter obtido esse conhecimento de forma acadêmica ou por experiência no trabalho;

Experiência adicional - Empresas que atuou, com data de entrada e saída, cargo que tinha quando saiu e as principais funções (ordem cronológica, descendente);

Mais sobre Preencher currículo vitae

Formação - Seus cursos superiores, pós-graduações, especializações, mestrados, doutorados, etc. caso não tenha completado o curso superior ou está em andamento, indique “incompleto” ou “em andamento”. Se não possui curso superior, coloque a sua última formação: primeiro grau ou segundo grau e cursos profissionalizantes. Tudo com as respectivas datas de término (ordem cronológica, descendente) e os locais onde foram realizados;

Cursos adicionais - Todos os cursos que sejam relacionados à vaga pretendida, com as respectivas datas de término (ordem cronológica, descendente) e os locais onde foram realizados.

Idiomas - Só coloque os idiomas em que seu nível seja no mínimo intermediário.

Modelos de currículo

Modelo de Curriculum para Preencher – 01

Modelo de Curriculum para Preencher – 02

Modelo de Curriculum para Preencher – 03

Dicas para um currículo campeão

O que colocar e não colocar no currículo

Veja mais informações sobre currículo

Modelo de currículo atualizado
Dicas de como atualizar seu currículo



Mais informações por email.

Comentar sobre Preencher currículo vitae