Preservação da Amazonia

A Amazônia é um dos bens mais importantes do Brasil e o mundo. No 007Blog você encontra notícias sobre a floresta e como preservá-la.

A Amazônia possui 60% do seu território em solo brasileiro. Ela é um dos maiores e mais complexos biomas terrestres. Considerada por muitos ambientalistas como principal floresta do planeta, o desmatamento da floresta, queimadas e tráfico de plantas e animais são as principais causas de sua degradação.

Devido a sua enorme biodiversidade várias espécies podem ser encontradas nesta região, o que fez com que ela fosse considerada no ano 2000, Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

                       

Floresta Amazônica

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA

A floresta é constituída por vários ecossistemas, como formações pioneiras, matas de igapós, matas de várzea, matas de terra firme, etc. Eles estão distribuídos em 23 eco-regiões e abrangem os estados do Pará, Amapá, Acre, Rondônia, Roraima, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso e Amazonas.

Ela ainda possui um dos maiores rios de todo o planeta, o Rio Amazonas, que nasce na Cordilheira dos Andes, no lago Lauricocha, Peru, e deságua junto à ilha de Marajó, no Oceano Atlântico. Ele recebe vários afluentes, como o rio Negro, Madeira e Tapajós. Em alguns pontos e épocas do ano, o rio atinge 45 quilômetros de largura.

Preservação da Amazônia

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA

A Amazônia perante o estado que se encontra, necessita urgentemente de conscientizações de preservação. Para isso acontecer cada pessoa que causa ou causou algum dano à mesma tem que reavaliar seus conceitos e pensar em preservar a mata.

Não adianta uma parte da população ajudar e outra parte não, pois a desmatamento é bem mais rápido que o crescimento das novas árvores que constituirão as florestas. Além da retirada das arvores de forma ilegal, o processo de destruição da Amazônia é provocada por queimadas e mudanças climáticas. Este último fator se deve ao aquecimento global, que vem aumentando a temperatura média da região.

A preservação da Amazônia é fundamental para a permanência da vida na terra, sem as florestas e o ambiente não sobreviveríamos. Mas para que esse quadro mundial mude, primeiro necessitamos começar aqui, aí, em nossas casas. As autoridades devem aumentar a fiscalização e criar leis mais sevaras contra quem promove a destruição deste bem.

Floresta Amazônica

Floresta Amazônica

As vozes e as cores da Amazônia

Preserve o meio ambiente, preserve a Amazônia, sua vida e a natureza agradecem.

Leia mais sobre a preservação do meio ambiente

Quando falamos em preservar a natureza, toda a informação é relevante, por isso, acesse outras matérias sobre esse assunto!

O que é sustentabilidade

Causas e consequências do aquecimento global

Imagens do meio ambiente

1 voto



Fabio
30/10/08


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook