Primeira Guerra Mundial Resumo para trabalho

A Primeira Guerra Mundial trouxe diversas consequências para o mundo todo. Veja informações sobre esse acontecimento histórico.

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

A Primeira Guerra Mundial trouxe muitas consequências.

A Primeira Guerra Mundial ocasionou diversas consequências, afinal nenhuma guerra é bem vinda. No entanto, algumas conquistas foram fundamentais para o desenvolvimento. Ao longo do artigo disponibilizaremos mais informações sobre a Primeira Guerra Mundial.

Primeira Guerra Mundial

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

O avanço do Capitalismo acirrou ainda mais a disputa entre as grandes potências do início do século XX. Esta briga por mercado e território no continente europeu acabou impulsionando a Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918).

Porém, o principal motivo (estopim) para o confronto foi o assassinato do Príncipe Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco. Ele foi morto por um bosniano, na cidade de Saravejo. Com isso, a Áustria-Hungria exigiu explicações a Sérvia, país onde o crime aconteceu. Rússia, tomando “as dores” da nação vizinha, decidiu rejeitar a proposta de reconciliação com a Alemanha que havia sido feita.

Sendo assim, Áustria, Alemanha e Itália formaram a Tríplice Aliança, declarando guerra contra a Rússia, que acabou se juntando a Inglaterra e França, formando a Tríplice Intente. No início, a Itália, que não havia sido previamente avisada sobre a declaração de guerra, afirmou não estar vinculada ao seu grupo. Entretanto, após sofrer pressões diplomáticas de França e Grã-Bretanha, ela acabou entrando na batalha, mas com a promessa de ceder algumas conquistas territoriais.

Em 1917, por causa da Revolução Comunista, a Rússia acabou abandonando a guerra. No mesmo ano, os Estados Unidos, que até então só estava participando do confronto como fornecedor, entraram militarmente no conflito.

Fim da disputa

O armistício marcou o fim da disputa. Ele foi assinado no dia 11 de novembro, de 1918. A Primeira Guerra Mundial trouxe várias consequências, não só a esses países, mas a toda Europa. Com o fim do conflito, surgiram novas nações, os Estados Unidos emergiu como outra grande potência, estourou a crise de 29, forçando os governos a intervirem na economia, etc.

Além disso, ela foi marcada pelo grande avanço bélico, já que, pela primeira vez, foram utilizados carros de combates especiais e avaliação militar. O confronto fez com que levantasse uma onde de fervor nacionalista em vários países na Europa, principalmente na Alemanha e Itália que acabaram adotando regimes totalitários (Nazismo e Fascismo).

Filmes sobre a Primeira Guerra Mundial

• Adeus às armas

• The African Queen

• All Quiet on the Western Front

• Die andere Seite

• Asas

Mais sobre Primeira Guerra Mundial Resumo para trabalho

• The Blue Max

• Der Rote Baron

• Hedd Wyn

• La ragazza e il generale

• Sargento York

• Shoulder Arms

• The Legend of Bagger Vance 

O último Batalhão

Flyboys

Os filmes disponibilizados acima mostram um pouco sobre a Primeira Guerra Mundial, mas é importante lembrar que além deles existem vários outros que mostram sobre os acontecimentos da Primeira Guerra, como The Blue Max, My Boy Jack, Shoulder Arms, entre outros.




Fabio
29/07/09

Mais informações por email.

Comentar sobre Primeira Guerra Mundial Resumo para trabalho

Destaque

Estádios da Copa 2014 no Brasil

Estádios da Copa 2014 no Brasil

Veja Também

Banco do Brasil trabalhe conosco 2013