Primeiros socorros desmaio

Em casos de desmaio é preciso ter muito cuidado com a vítima. Veja quais os sintomas, cuidados e o que fazer para socorrer um desmaio.

Como ajudar alguém desmaiado.

Entenda o que fazer nos casos de desmaio.

Um grande número de pessoas acaba ficando sem saber o que fazer quando vê alguém desmaiando, isso na maioria das vezes acontece porque as mesmas não possuem nenhum preparo para lidar com essa situação ou também porque não possuem nenhum tipo de instrução sobre o assunto.

Mas devemos lembrar que é essencial saber alguns cuidados que devemos tomar em situações de primeiros socorros e desmaios já que isso pode acontecer a qualquer momento, assim você saberá como lidar com o problema podendo até mesmo salvar uma vida diante os primeiros socorros prestados.

                       

O que é o desmaio?

O desmaio é uma repentina perda de consciência e do tônus postural (incapacidade de fica em pé), que geralmente é de rápida recuperação. Essa perda repentina ocorre devido à diminuição do fluxo sanguíneo no cérebro onde é considerado normal atingindo pessoas de idades mais avançadas e que sofrem de problemas cardíacos.

Quais as causas do desmaio?

Homem desmaiado.

De um modo geral o desmaio não é considerado uma doença, mas sim a manifestação de algumas alterações no corpo e indicações de problemas de saúde, como:

– Doenças cardiovasculares.
– Paradas cardiorrespiratórias.
– Arritmias cardíacas.
– Doenças infecciosas.
– Distúrbios metabólicos.
– Hipotensão ortostática (queda brusca de pressão).

Esses são alguns dos problemas que podem estar por trás dos desmaios, por isso é fundamental procurar um médico para realizar exames de rotina e também saber os motivos dos desmaios.

Como identificar um desmaio?

Quando uma pessoa esta prestes a sofrer um desmaio ela apresenta sintomas que podem ser percebidos antes de acontecer à perda da consciência e do tônus postural.

Um dos sintomas mais comuns apresentados antes de ocorrer de fato o desmaio é a palidez, suor frio, fraqueza, pulso fraco, visão turva, respiração lenta, náuseas, ânsia de vômito, tontura. Esses são um dos principais sinais de que uma pessoa está prestes a desmaiar, assim os primeiros socorros podem ser prestados.

Dicas de primeiros socorros

Primeiros socorros do desmaio

Ao identificar que uma pessoa está se desfalecendo decorrente do desmaio, tente apoia-lá para que não caia no chão, procure senta-la em uma cadeira ou poltrona e posicionar a cabeça entre os joelhos. Vá conversando com ela e peça para que respire e expire profundamente até que volte ao normal, mas lembre-se de não permitir que se levante sozinha.

No caso de já ter ocorrido o desmaio, deite a pessoa da maneira mais confortável possível deixando a cabeça e os ombros em posição mais baixa em comparação ao restante do corpo. Vire a cabeça dela de lado evitando que aspire possíveis secreções que possam causar o sufocamento e nada de jogar água no rosto para reanimar ou qualquer substância para inalar e acordar com o cheiro.

Espere alguns minutos enquanto a pessoa volta ao seu estado normal, mas mesmo assim já comunique um serviço de atendimento móvel para prestar os primeiros socorros.

Confira mais dicas úteis sobre primeiros socorros

Veja nas matérias abaixo outras dicas úteis sobre como agir em alguns casos nos quais os primeiros socorros podem fazer a diferença entre a vida e a morte.

Primeiros socorros em caso de alergia

Saiba o que fazer quando ocorrer uma Intoxicação alimentar

O que fazer em caso de queimaduras?

Nenhum voto, seja o primeiro



Fabio
20/10/08


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook