Principais motivos para menstruação atrasada

A menstruação atrasada não é apenas um sintoma de gravidez, doença também podem estar relacionadas. Confira mais sobre o assunto.

Atraso menstrual

O ciclo menstrual das mulheres nem sempre é regular, isso torna seu sistema reprodutor vulnerável aos atrasos menstruais. Geralmente quando a menstruação atrasa as mulheres ficam bastante preocupadas, pois na maioria das vezes esse atraso se relaciona à uma gravidez não planejada.

                       

No entanto, é necessário lembrar que tal atraso nem sempre é sinal de uma gestação. Sendo necessário levar em consideração vários quesitos, os quais podem envolver síndrome do ovário policístico, simples atraso menstrual, problemas hormonais, entre outros.

Nesses casos, o melhor que temos a fazer é procurar um ginecologista para que o mesmo possa realizar alguns exames e diagnosticar a verdadeira causa do problema. Abaixo citaremos alguns motivos relacionados ao atraso na menstruação.

Principais causas da menstruação atrasada

Uso excessivo de medicamentos

Alguns medicamentos, além de diminuir a eficácia de alguns anticoncepcionais, também podem ocasionar atrasos menstruais, por isso faça uso dos mesmos de forma moderada.

É importante ressaltar que muitos deles alteram consideravelmente o ciclo menstrual, assim os atrasos podem variar entre dias, ou até meses.A melhor coisa a fazer é informar ao seu médico possíveis mudanças de medicamentos. Não se esqueça de informar também sobre o uso ou não de anticoncepcionais.

Amenorreia

Esse problema é caracterizado pela falta regular da menstruação. Diversos motivos podem levar a ele, como tumores no útero e estresse, é essencial tomar cuidado com amenorreia essa é uma doença grave, afinal toda mulher precisa menstruar.

Esse distúrbio pode ser caracterizado pela ausência temporária da menstruação, ou então pela ausência total dela, em todos os casos procure um médico.

Fibrose uterina

Trata-se de tumores benignos no útero, os quais acometem mulheres na idade fértil e raramente desenvolve-se em câncer, mesmo assim é essencial buscar um tratamento adequado, assim como também as causas do problema, para evitar que ele reapareça ou causa problemas ainda mais graves, quando se trata da saúde da mulher todo cuidado ainda é pouco, por isso proteja-se!

Gravidez

A gravidez é uma das principais causas do atraso menstrual. Caso sua menstruação já esteja atrasada há alguns dias, procure um médico e verifique se esse atraso realmente é devido à gravidez ou se esta ocorrendo por outro motivo, lembre-se de que os testes de gravidez de farmácia podem ser boas opções no início da gestação.

Entre os principais sintomas do primeiro mês de gravidez, podemos citar:

  • Sonolência.
  • Náuseas.
  • Vômitos.
  • Dores abdominais leves.
  • Endurecimento do abdome.
  • Dores na parte baixa das costas.
  • Cansaço excessivo.
  • Alterações de apetite.
  • Variações de humor constante.
  • Ausência de menstruação.
  • Vontade excessiva de urinar.

Principais dúvidas sobre menstruação

Programa Sempre Bem - Tire suas dúvidas sobre menstruação

Nenhum voto, seja o primeiro



Fabio
30/06/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook