Principais sintomas de Infecção urinária

A infecção urinária é um problema que atinge diversas pessoas, principalmente as gestantes, ela pode afetar a bexiga, uretra e os rins.

Mulher com mal estar

A infecção urinária pode atingir a bexiga, rins ou uretra, a mesma é causada por uma bactéria. Quando a infecção afeta os rins, o paciente apresenta a pielonefrite, se aparecer na bexiga resulta a chamada cistite. Caso o incômodo apareça na uretra o quadro é conhecido como uretrite.

                       

No entanto as pessoas demoram a perceber este problema o que pode resultar em complicações no tratamento. A infecção urinária pode ser causada pela obstrução ou cálculos em qualquer ponto do trato urinário, disfunção da bexiga, pois impede o seu esvaziamento adequado, segurar o xixi por muito tempo, hábitos de higiene, infecção na corrente sanguínea, dentre outros fatores.

Sintomas infecção urinária

Entre os principais sintomas na infecção urinária esta a chamada disúria, ela é caracterizada pela dor, ardência, queimação, incômodo ou sensação de peso da bexiga. Este sintoma é muito comum na cistite e na uretrite.

Presença de sangue na urina

A presença de sangue na urina é chamada de hematúria. Este sintoma é mais comum na cistite, ela pode ser macroscópica detectada facilmente ou microscópica quando só é detectada através de exames laboratoriais.

Mal estar

Outro sintoma proveniente da infecção urinária é a febre, no entanto este mal estar é mais comum nos casos de pielonerite. A febre não é comum na uretrite, exceto nos casos mais graves, onde há disseminação da bactéria para a corrente sanguínea.

Corrimento uretral

A saída de pus pela uretra é um sinal típico das uretrites, o mesmo é causado por doenças sexualmente transmissíveis. Ele vem acompanhado de disúria.

Náuseas e vômitos

Estes sintomas são mais comuns na pielonefrite e costumam aparecer junto com a febre.  A cistite e a uretrites causam mal estar, porém não resulta em vômitos.

Outro sintoma muito comum é a dor lombar intensa que está presente em todos os tipos de infecção urinária.

Infecção urinária em gestantes

Caso perceba a presença destes sintomas procure imediatamente um médico para que o mesmo possa recomendar o melhor tratamento. O diagnóstico é feito através da urina e os sintomas podem ser amenizados com o uso de medicamentos.

1 voto



Fabio
27/02/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook