Quais alimentos possuem Ômega 3

Manter uma alimentação saudável é essencial. Ingerir alimentos que possuem ômega 3 é extremamente importante para a saúde. Confira!

Benefícios do ômega 3

Ingerir alimentos ricos em ômega 3 traz benefícios à saúde.

Todos nós sabemos o quanto é importante seguir uma dieta balanceada. Nos últimos anos, a mídia vem alertando a população sobre os perigos do sedentarismo e do consumo de produtos ricos em açúcar e gordura.

Afinal, esses fatores causam obesidade, pressão alta, aumento no nível de colesterol, doenças cardiovasculares, diabetes, etc. Uma forma de evitar esses problemas é ter uma alimentação rica em ômega 3, que trás vários benefícios para o nosso organismo.

                       

O que é o Ômega 3

Principais tipos de gorduras

Os ácidos gordos Ômega 3, na realidade se tratam de gorduras poli saturadas que se encontram normalmente nos mariscos, especialmente das variedades que vêm das águas frias, pois possuem um teor mais elevado de gordura sadia.

A sardinha, a cavala, o arenque, a truta, o salmão e o atum são grandes exemplos de alimentos ricos em ômega 3, sendo assim, o consumo desta gordura não só é benéfico como também é indicado por grande parte dos especialistas.

Principais benefícios do Ômega 3

- Esse nutriente diminui o risco de doenças cardiovasculares.
- Prolonga a juventude do corpo.
- Fortalece o sistema imunológico.
- Reduz o nível de colesterol ruim (LDL) e aumentam o HDl.
- Reduz o triglicerídeo.
- Sendo também necessário para a formação das prostaglandinas inflamatórias e leucotrienos.

Esta substância pode ser encontrada em diversos alimentos, principalmente em peixes e alguns tipos de óleo. Entretanto, o Ômega 3 também está presente em frutas, cereais, verduras e muitos outros produtos. Abaixo, você tem uma pequena lista de alimentos que possuem esse nutriente.

Alimentos ricos em Ômega 3

ALIMENTOS QUE POSSUEM ÔMEGA 3

- Crustáceos.
- Olhos vegetais.
- Castanha da índia.
- Nozes.
- Rúcula.
- Brócolis.
- Amendoim.
- Mamão.
- Abóbora.
- Sementes em geral.
- Abacate.
- Canola.
- Soja.
- Milho.

Benefícios para o organismo

Como já foi dito, o Ômega 3 é fundamental para o funcionamento do nosso organismo. Segundo estudos realizados pela Unicamp (Universidade de Campinas), ele reduz as chances de lesão por esforço repetitivo. Mas, não para por aí, este nutriente também combate sequelas de infarto, combate a depressão, ajuda no tratamento do câncer, previne doenças neutro degenerativas, como a esclerose lateral amiotrófica, etc.

Benefícios para o coração

Além disso, o Ômega 3 é fundamental para o funcionamento do coração, pois diminui as chances de ataques cardíacos e evita acumulo de gorduras ruins nos vasos sanguíneos. O cérebro também necessita deste nutriente para manter seu bom desempenho, já que é constituído de 20% de gordura.

Apesar de todas essas vantagens, é preciso cuidado no consumo deste nutriente. O indicado é ingerir apenas 10% do valor calórico diariamente.

Alimentos que contém o famoso Ômega 3

 

Ômega 3 ajuda a combater a Epilepsia

 

Nenhum voto, seja o primeiro



Fabio
22/05/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook