Quais os benefícios da caminhada

A caminhada é um exercício que pode ocasionar vários benefícios a sua saúde. Confira tudo que ela proporciona em nossa matéria!

mulher fazendo alongamento

A caminhada é ideal para as pessoas sedentárias que resolveram começar a fazer uma atividade física. Há vários benefícios que a caminhada pode ocasionar caso seja praticada de forma correta. Mas lembre-se que antes de começar qualquer atividade física (até mesmo uma caminhada) é necessário passar por uma avaliação médica.

                       

Trata-se de um exercício fácil de praticar e que não exige muita habilidade, não tem restrição de idade e ainda pode ser feita dentro de casa se a pessoa tiver uma esteira.

Caminhar todos os dias traz benefícios ao corpo e à mente. Porém, muitas pessoas ainda acham que apenas a musculação traz os resultados desejados. Ao longo do artigo explicaremos um pouco mais sobre essa atividade física e falaremos dos benefícios que caminhar levará a sua saúde.

Benefícios da caminhada para a saúde

• Melhora o humor;
• Auxilia no controle da diabates e do colesterol;
• Deixa os ossos mais fortes;
• Fortalece os músculos;
• Melhora a respiração;
• Aumenta a circulação do sangue;
• Ajuda a dormir melhor;
• Melhora a imunidade do corpo;
• Ajuda na perda de peso
• Gera bem-estar físico e mental.

Caminhada na esteira

Quanto tempo dura o efeito da caminhada? Muitas pessoas acreditam que depois de um determinado tempo caminhando o corpo se acostuma e para de perder peso, mas o segredo está no ritmo e na intensidade do exercício. Os benefícios da caminhada serão sempre os mesmos, o que muda é a condição física da pessoa que pratica.

Para obter melhores resultados é preciso aumentar a intensidade do exercício progressivamente. Alimentos que devemos ingerir antes e depois dos exercícios também melhoram seus resultados, como por exemplo as frutas, que dão mais ânimo e disposição antes e depois da atividade.

As pessoas acabam não se preocupando muito com a alimentação antes da caminhada, mas devemos lembrar que ela é um exercício como qualquer outro. Antes de fazer sua caminhada diária, recomendamos ingerir alimentos fontes de carboidratos, como pães, torradas, biscoitos salgados ou frutas.

E logo após a prática de atividade física é indicado comer alimentos fontes de carboidratos e proteínas. Para antes da caminhada indicamos um lanche. No entanto, depois dos exercícios é recomendado uma refeição completa, pois o corpo precisa de nutrientes para repor as energias perdidas durante a atividade física.

Antes e depois da caminhada

Na foto acima você pode ver o quanto a força de vontade pode ajudar alguém a perder peso e ganhar saúde! É claro que não é somente com a caminhada que você conseguirá perder peso, porém associada a uma alimentação saudável e balanceada, e outras atividades físicas que promovam a queima calórica, como por exemplo andar de bicicleta, é sim possível perder peso!

Nenhum voto, seja o primeiro



Fabio
27/02/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook