Quais os sintomas provocados pelo ovário policístico

O ovário policístico é um problema muito comum entre as mulheres. Confira quais são os sintomas provocados por essa síndrome.

A síndrome do ovário policístico (SOP) é uma doença que acomete muitas mulheres, ela ocasiona um desequilíbrio nos hormônios sexuais femininos. O desequilíbrio pode causar alterações no ciclo menstrual, pequenos cistos nos ovários, alterações na pele, dificuldade para engravidar, entre outros problemas.

Ao longo do artigo explicaremos um pouco mais sobre o ovário policístico, seus sintomas e o que provoca essa doença.

         

Mulher com as mãos na barriga

Causas do problema

Os hormônios ajudam a regular o desenvolvimento normal dos ovários durante cada ciclo menstrual. A síndrome está relacionada a um desequilíbrio nos hormônios sexuais femininos. Ainda não está completamente claro porque ou como ocorrem as alterações dos níveis hormonais.

Os folículos são bolsas dentro dos ovários que contêm óvulos. Normalmente, um ou mais óvulos são liberados durante o ciclo menstrual, chamado de ovulação. Na síndrome, os óvulos desses folículos não amadurecem e não são liberados dos óvulos. Ao invés disso, eles acabam formando pequenos cistos no ovário.

A diferença entre a SOP (Síndrome do Ovário Policístico) e o cisto no ovário está no tamanho e no número de cistos. A síndrome acomete principalmente mulheres entre 30 e 40 anos. O diagnóstico do problema é feito com um exame de ultrassom.

Sintomas do ovário policístico

• Infertilidade;
• Obesidade (ganho significativo de peso piora a síndrome);
• Hirsutismo (aumento dos pelos no rosto, seios e abdômen);
• Alterações hormonais (menstruações espaçadas);
• Acne (maior produção de material oleoso pelas glândulas sebáceas).

Entendendo a síndrome do ovário policístico

Síndrome do Ovário Policístico com Dr. Mario no Viver Saude - Programa - JustTV - 23/08/11

Tratamento

O ovário policístico é uma doença crônica, o tratamento é sintomático. Meninas de 15 ou 16 anos, obesas, com pelos e acne precisam emagrecer, pois as vezes só a perda de peso ajuda a reverter o quadro.

Caso não seja obesa, é preciso diminuir a produção de hormônios masculinos, o que se consegue fazendo uso de pílulas anticoncepcionais que atuam na unidade sebácea, reduzindo a produção de sebo e o crescimento dos pelos.

Tratamento do ovário policístico

0 voto



Fabio
14/05/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. estou muito preocupada com que estou sentindo estou com a minha mentruação atrazada mas sentindo todos os sintomas p mentruar e agora fiz um exame de sangue bhc e deu positivo mas não sinto nehum sintoma de gravidez e sim uma forte dor no meu abdomem o que será realmente que eu estou sentindo e uma irritação muito grande na genitalia por favor mim ajude

    paula
    28/11/09 às 11:19 am