Quais os tipos de poluição

Existem vários tipos de poluição, e o que todas tem comum é o fato de prejudicarem nossa qualidade de vida. Confira quais são elas aqui!

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não existe somente a poluição atmosférica que leva ao aquecimento global, mas também outros tipos de poluição. É preciso conhecer quais são os outros tipos a fim de manter-se bem informados sobre o assunto.

Classificamos como poluição a degradação da qualidade ambiental, que direta ou indiretamente prejudiquem a saúde, segurança e o bem estar da população, criando condições adversas às atividades sociais e econômicas que afetam as condições estéticas ou sanitárias do ambiente.

                       

Rio poluído

Diferentes tipos de poluição

Poluição sonora

Este tipo de poluição é causado pelo excesso de ruídos como aqueles causados por máquinas, carros de som, música alta, motores em geral, etc., bastante comuns nos centros urbanos. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) o limite máximo tolerável para a saúde humana é de 65dB. O efeito sobre a saúde humana dependerá, contudo, do nível de ruído e do tempo de exposição. Mas pode variar de surdez  depressão.

Poluição visual

A poluição visual é outra grande fonte de poluição, principalmente nos meios urbanos. As imagens de cartazes, outdoors e diversos outros meios de comunicação servem para transmitir informações, mas seu uso excessivo pode ser considerado uma poluição.

Poluição atmosférica

A poluição atmosférica é aquela que afeta as condições do ar que respiramos. Suas principais fontes são as indústrias de automóveis, os quais lançam diversos tipos de gases na atmosfera, como o dióxido de carbono, óxidos de enxofre e materiais particulados.

Normalmente, esses gases acabam causando diversos danos à saúde, como doenças respiratórias e alergias que são especialmente graves para crianças e idosos.

Poluição do solo

Todo resíduo que é despejado no solo sem nenhum cuidado (não é o caso dos aterros sanitários) caracteriza um tipo de poluição. Os lixões, que hoje em dia são ilegais, são uma fonte de poluição do solo, assim como agrotóxicos e defensivos agrícolas.

Poluição nuclear

A poluição nuclear é causada pela destinação incorreta ou vazamento de resíduos radioativos, os quais normalmente são provenientes de diversas fontes que fazem uso da energia nuclear, como usinas nucleares ou aparelhos de raios-x.

Meio ambiente – tipos de poluição

3 votos



Fabio
06/08/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    erica assis - 17/03/2014

    valeu gente isso tudo me ajudou muito no meu trabalho brigadao eu aprendi muito bjs

    Adriana Fanderuff - 29/01/2014

    olá pessoal este site nos ajuda muito ,nos dando base para os trabalhos da faculdade ,obrigada pela ajuda bjs