Quais são as regras do jogo de Dama

O jogo de damas é mundialmente conhecido, mas antes de jogá-lo é preciso saber quais são suas regras. Aprenda tudo sobre esse passatempo.

Ainda não sabe jogar damas? Trata-se de um jogo que exige bastante concentração, que é uma ótima opção de divertimento para pessoas de todas as idades. No entanto, não basta apenas querer jogar, primeiro é necessário saber quais são as regras, e como proceder diante de cada jogada do adversário.

Para que você conheça um pouco mais sobre esse jogo, disponibilizaremos diversas informações sobre ele ao longo do artigo.

                       

Tabuleiro de damas com as peças em cima

Jogo de damas – regras

Jogo de damas ou simplesmente damas é o nome atribuído a um jogo de tabuleiro muito conhecido. Em Portugal e no Brasil é mais conhecido na versão de 64 casas (8×8), embora sua versão mundialmente conhecida conte com um tabuleiro de 100 casas (10×10).

O jogo de damas é praticado entre dois jogadores, em um tabuleiro quadrado, de 64 casas, alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 peças brancas e 12 pretas. O objetivo é capturar ou imobilizar as peças do adversário. O jogador que o conseguir cercar ou capturar o inimigo ganha a partida.

É necessário que o tabuleiro seja colocado de modo que a casa angular à esquerda de cada parceiro seja escura. No início da partida, as peças devem ser colocadas no tabuleiro sobre as casas escuras, da seguinte forma: nas três primeiras filas horizontais, as peças brancas; e, nas três últimas, as peças pretas.

As peças devem ser movimentadas em diagonal, sobre as casas escuras, sempre para frente, e uma casa de cada vez. A peça pode capturar a peça do adversário movendo-se para frente apenas em outra variante do jogo, sendo permitido também capturar a peça do adversário movendo-se para trás.

A peça que atingir a oitava casa adversária será promovida a “dama”, peça de movimentos mais amplos que a peça simples. Assinala-se a dama sobrepondo, à pedra promovida, outra da mesma cor.

A dama pode se movimentar para trás e para frente em diagonal uma casa de cada vez, diferente das outras peças, que se movimentam apenas para frente em diagonal. A dama pode também tomar outra peça pela frente ou por trás em diagonal.

O jogo de damas é conhecido em todo o mundo, por isso acabou recebendo algumas alterações, dependendo da região em que é jogado. Também foram feitas pequenas alterações nas regras, visando um jogo mais dinâmico. Se você gosta de jogos de tabuleiro, confira as dicas para jogar xadrez.

Jogo de damas Alice no País das Maravilhas

Jogo de damas – regras brasileiras 8×8 64 casas

Jogo de damas

1 voto



Nathalia
01/09/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook