Qual a área de atuação do médico Urologista?

Muitas pessoas se perguntam quais são as áreas de atuação de um médico urologista. Informe-se mais sobre a profissão aqui!

A urologia é uma área da medicina destinada ao tratamento de doenças relacionadas ao sistema urinário, tanto de homens quanto de mulheres.

O médico urologista cuida de toda a área relacionada à bexiga, rins, uretra, próstata, vesícula e todo órgão reprodutor masculino. Lembrando que a urologia também possui especialidade cirúrgica.

                       

Os médicos urologistas também são conhecidos como “ginecologista do homem”, uma vez que seu sistema urinário está diretamente ligado ao sistema reprodutor masculino, já que fica tudo bem próximo e interligado. Por esses motivos, é muito recomendado que homens se consultem periodicamente com um urologista.

Muitas vezes, uma simples ardência na hora do xixi pode aparentar não ser nada, mas é sempre bom recorrer ao seu médico de confiança, que certamente lhe encaminhará a um médico especializado nesta área, para que uma simples infecção de bexiga não se torne um problema maior no futuro. É importante lembrar que a urologia está ligada a várias outras áreas da medicina, como proctologia, oncologia e ginecologia.

Especialidades da urologia

Médico Urologista

- Transplante Renal – insuficiência renal crônica
- Urologia Pediátrica – alterações fetais, fimose, entre outros.
- (In) fertilidade Masculina – vasectomia e reversão de vasectomia
- Uroginecologia (mulheres) – Cistites Intersticial, Incontinência Urinária, Infecção Urinária, entre outras.
- Oncologia Urológica – câncer.
- Neurourologia – distúrbios da micção, disfunção erétil ou impotência.
- Litíase – cálculos do trato urinário (pedras nos rins).

Como se tornar um médico urologista

A formação de um médico urologista é bastante completa. Após a faculdade de medicina, é necessário que o médico interessado nessa área faça residência média em cirurgia geral e depois em urologia.

Atualmente, esse treinamento leva 5 anos. Após a residência médica o urologista deve fazer uma prova junto à SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) para receber o Título de Especialista em Urologia.

Conheça um pouco mais sobre a urologia

Saúde do homem: urologia

Onde encontrar médico urologista

Em todas as cidades do Brasil existem médicos que desempenham esta função, por isso, se você precisar dos serviços deste profissional, basta ir até um posto de saúde e marcar uma consulta. Quem preferir, também pode encontrar esse tipo de profissional em clínicas especializadas, ou até mesmo através do seu plano de saúde.

Para saber qual é o médico urologista mais próximo de você, use o site Guia Mais, através dele, basta digitar a cidade, estado e tipo de pesquisa, que você verá os endereços e telefones dos profissionais cadastrados.

Nenhum voto, seja o primeiro



Fabio
10/12/08


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook