Queimadas na Amazonia

As queimadas na Amazônia estão cada vez piores. Confiram aqui mais sobre as queimadas e os perigos que elas oferecem para nossa floresta.

A Amazônia é uma das maiores florestas de todo o planeta. Mais de 60% de toda a sua cobertura estão localizados no território brasileiro. Além disso, ela é formada por vários ecossistemas, entre os mais importantes estão: formações pioneiras, matas de terra firme, mata de várzea, formações pioneiras, matas de igapós, etc.

No ano 2000, a floresta foi considerada Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Ela abriga milhares de espécies de animais e plantas. A maior parte da fauna Amazônia é composto por animais que ocupam as copas de arvores gigantescas, as quais podem atingir cerca de 50 metros.

                       
Queimadas na Amazônia.

Saiba mais sobre a queimadas na Floresta Amazônica.

Ao contrário do que muita gente pensa, o solo da região é bastante pobre e contém apenas uma pequena camada de nutrientes. Mesmo assim, sua biodiversidade é mantida graças ao estado de equilíbrio atingido pelo ecossistema local. O problema é que a riqueza desta enorme floresta está sendo ameaçada por causa da ação humana. Além das madeireiras ilegais, que atuam na Amazônia, existem as queimadas, que destroem áreas imensas em muito pouco tempo.

O que agrava as queimadas na Amazônia

Como preservar a amazônia.

A situação é agravada com a falta de fiscalização. Por se tratar de uma região muito vasta e pouco habitada, é preciso um número efetivo de profissionais para cuidar deste patrimônio. Caso contrário, sua destruição deve continuar pelos próximos anos, o que trará conseqüências drásticas não só aos brasileiros, mas a toda a humanidade.

As queimadas da Amazonia podem ter muitas fontes, mas a principal delas é a ação de alguns fazendeiros que, após derrubarem centenas de arvores, queimam o local para plantarem produtos agrícolas. Isso tudo acarreta ao desmatamento e prejudica a vida humana e de todos os seres vivos no planeta.

A floresta que só nos dá tantos benefícios está pedindo socorro, e somente os próprios causadores dessa catástrofe pode reverter esse quadro terrível, tomando consciência de seus maus atos perante a natureza, o ambiente em que vive e a sua própria vida.

Como preservar a Amazônia

Floresta amazônica.

A preservação da Floresta Amazônica, assim como de qualquer outra região do ecossistema terrestre pode ser feita com medidas simples, mas que devem realmente serem levadas a sério, tanto pela população em geral, como pelas autoridades.

A legislação brasileira já possui grandes meios para punir quem desmata, trafica animais, ou ateia fogo, porém a aplicação destas leis é um tanto quanto falha. Uma das maneiras de conseguir preservar melhor o meio ambiente é a aplicação eficaz destas leis.

Leia mais sobre meio ambiente

Confira outras matérias e saiba mais como preservar o meio ambiente, e consequentemente, transformar nosso planeta em um lugar melhor para se viver.

O que é sustentabilidade

Causas e consequências do aquecimento global

Imagens do meio ambiente

1 voto



Fabio
29/10/08


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook