Quem foi Zumbi dos Palmares?

Zumbi dos Palmares é considerado atualmente um dos grandes líderes da história. Conheça um pouco mais sobre ele através do post.


Quem foi Zumbi dos Palmares

Zumbi dos Palmares

Zumbi dos Palmares foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão do Brasil Colonial, o qual liderou o Quilombo dos Palmares, comunidade formada por escravos fugitivos. Esse Quilombo localizava-se na região da Serra da Barriga, onde atualmente existe o município de União dos Palmares.

         

Quando Zumbi era líder do Quilombo, a população do mesmo chegou a aproximadamente 30 mil habitantes, onde os habitantes podiam viver livres, de acordo com a cultura e produzindo tudo o que necessitavam para viver.

Zumbi dos Palmares nasceu livre, mas foi capturado quando ainda era criança. Recebeu o batismo e ganhou o nome de Francisco quando foi entregue a um padre católico. Aprendeu a religião católica e a língua portuguesa. Aos 15 anos de idade, voltou para viver no quilombo.

Em 1675 o quilombo foi atacado por soldados portugueses, onde Zumbi destacou-se como um grande guerreiro. Após a batalha, os soldados portugueses foram obrigados a retirar-se para a cidade de Recife. Passados três anos, o governador da província de Pernambuco aproximou-se do líder Ganga Zumba para tentar negociar um acordo, mas Zumbi coloca-se contra o mesmo, já que não admitia a liberdade dos quilombolas, enquanto os negros que permaneciam nas fazendas continuavam aprisionados.

Dia da Consciência Negra

Atualmente, Zumbi dos Palmares é considerado um dos grandes líderes da história, o qual foi símbolo da resistência e luta contra a escravidão. Também lutou pela liberdade de culto, religião e prática da cultura africana no Brasil colonial.

Zumbi morreu no dia 20 de novembro, e por isso neste dia é comemorado o Dia da Consciência Negra em todo o território nacional.

Clipe - Consciência Negra - O Brasil é isso aí

0 voto



Lucimara
08/02/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página