Recarga de ar condicionado com gás

A recarga de ar condicionado com gás pode ser feita caso o aparelho apresente algum problema. Veja na matéria abaixo mais informações.

A substituição do gás refrigerante não se faz necessário quando o ar condicionado não apresenta nenhum tipo de problema. Quando o mesmo apresentar vazamento por algum sistema, diminuindo assim sua eficiência de refrigeração é recomendado fazer a substituição.

Não há especificação dos fabricantes quanto ao prazo para troca do fluído refrigerante, sendo assim o período é indeterminado.

         

Nos antigos sistemas de ar condicionado abastecidos com o gás R12, o óleo era de origem mineral, sendo indicado para uso em conjunto com o fluído refrigerante R134a, o óleo indicado é o de origem vegetal, pois estes produtos apresentam uma alta capacidade de absorção de água em comparação com óleo mineral e sintético.

Como funciona o ar condicionado?

Mulher ligando ar condicionado

O aparelho de ar condicionado funciona através de um sistema que faz circular um gás refrigerante e tem a função de sugar o calor do ambiente ao mesmo tempo em que esfria.

O líquido passa constantemente por um compressor que tem a função de comprimi-lo e deixá-lo quente. O gás quente circula por uma serpentina que irá resfriá-lo até que o mesmo torne líquido.

Junto ao gás refrigerante também é adicionado um óleo especial para lubrificar o compressor.

Medidas para conservar o aparelho de ar condicionado

Limpando o ar condicionado

Dentro do ar condicionado circula um líquido refrigerante que deve circular por todo sistema. O circuito deve ser limpo, porém antes de iniciar a limpeza é preciso adotar alguns cuidados. Veja abaixo.

-Antes de iniciar a limpeza desligue o aparelho da tomada.
-É recomendado limpar o filtro a cada 30 dias.
-Os filtros podem ser limpos com aspirador de pó, água morna e sabão neutro, além do mais não devem ser torcidos.
-Você também pode lavar a tampa e outras peças de plástico removíveis.
-A parte interna pode ser limpa com um pano úmido.
-Caso o aparelho esteja muito sujo por dentro é recomendado chamar um serviço especializado na limpeza e manutenção do ar condicionado.

Se o ar condicionado apresentar algum problema como a perda de ar refrigerante é recomendado levá-lo a uma loja especializada em consertos.

0 voto



Evelin Nunes
02/05/13


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página