Redação dissertativa

As redações dissertativas costumam ser muito cobradas em vestibulares. Veja no post abaixo algumas dicas sobre como fazê-las.

Dicas para fazer uma boa redação dissertativa

As redações dissertativas são as mais cobradas em vestibulares e concursos.

A redação dissertativa é a mais utilizada em vestibulares, Enem (Exame Nacional  do Ensino Médio) e em concursos. Nela é necessário agregar bastante conhecimento geral e informações sobre a atualidade, visto que os temas das redações costumam ser referentes às matérias da atualidade, ou seja, algo que está acontecendo atualmente.

Elabore uma boa redação dissertativa

Uma boa redação dissertativa deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão. Os argumentos devem ser de fatos verídicos e deve conter uma opinião do editor daquela dissertação, sem esquecer-se da solução que o mesmo pode dar para aquele assunto. Não se esqueça de fazer um rascunho primeiro, reler e só depois passar para a folha oficial.

                       

A redação desenvolve o interesse das pessoas e faz com que as mesmas tenham um maior conhecimento do que está acontecendo, pois precisam estar bem informadas diariamente para poder conseguir descrever sobre os fatos que andam acontecendo. Ela é de grande importância nas provas, por isso precisa ser redigida com bastante atenção.

Não se esqueça do título

O título da redação também é algo de muita importância, pois é necessário que a mesma tenha um bom título, o qual chame a atenção do leitor, mas não seja muito extenso, e ele também precisa estar de acordo com o tema proposto e com a sua redação em geral, por isso muitas vezes uma boa dica é escrever sua redação e só depois colocar o título.

A redação dissertativa está entre as mais pedidas dos vestibulares

Introdução da sua Redação Dissertativa

Para começar um bom texto é necessário ter a introdução, ou seja, escrever as ideias que serão expostas nos próximos parágrafos. A introdução também não pode ser muito extensa, para não cansar o leitor. Escreva apenas os argumentos a serem desenvolvidos, explicando o que será abordado durante redação.

Desenvolvimento da sua Redação

Depois desse procedimento vem o desenvolvimento, como o próprio nome já diz, é necessário elaborar argumentos, colocar no texto todas as informações necessárias, de forma clara e objetiva. É importante ficar bem atento no que está escrevendo, pois um dos principais erros é mudar de opinião durante o texto.

Conclusão da Dissertação

O fechamento do texto é a conclusão, o pensamento final. O indicado é não terminar falando em resumo, finalizando, ou coisa semelhante. Procure ler várias vezes para conferir se não há nada de errado, principalmente em relação aos acentos e repetição de palavras. A pessoa que está avaliando a sua redação espera o máximo de você. Então surpreenda. Leia bastantes jornais, revistas, fique atento às reportagens que passam na televisão, etc.

Dicas para a Redação dissertativa – parte I

Redação - Dissertação - Parte 1 -2

Dicas para Redação dissertativa – parte II

Quer mais dicas sobre redação? Veja nossa lista abaixo!

Redações sobre aquecimento global
Redações da Fuvest
Textos sobre educação

Nenhum voto, seja o primeiro



Fabio
02/10/08


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    felipy - 26/02/2014

    oi. preciso muito de uma redação dissertativa com o seguinte tema: ''uma geração não pode mais impor à seguinte as soluções de seus problemas''.