Resumo básico da Revolução Industrial

A Revolução Industrial foi um grande conjunto de mudanças tecnológicas no mercado. Conheça um pouco mais sobre essa importante mudança.

A revolução industrial foi um conjunto de mudanças tecnológicas com um grande impacto no processo produtivo no nível social e econômico, que iniciou no Reino Unido em meados do século XVIII e acabou se expandindo para o mundo a partir do século XIX.

No decorrer do processo a era da agricultura foi superada e a máquina aos pouco foi substituindo o trabalho com uma nova relação entre a capital e o trabalho impondo novas regras que se estabeleceram e o surgimento de culturas em massa e outros eventos.

                       

A transformação foi possível devido à combinação de fatores como o liberalismo econômico e a acumulação de capital e mais uma serie de invenções como o motor a vapor. Nessa época, o capitalismo acabou se tornando um dos sistemas econômicos vigentes dividindo a revolução em três etapas.

Foto da Revolução Industrial.

Revolução Industrial

A Inglaterra foi o país que saiu na frente no processo de Revolução Industrial em meados do século XVIII já que ela possuía grandes reservas de carvão mineral armazenada em um subsolo se tornando assim uma das principais fontes de energia para que as máquinas a vapor e locomotivas pudessem funcionar.

Além das fontes de energia os ingleses também tinham grandes reservas de minério de ferro, sendo uma das principais matérias-primas utilizadas naquela época já que a mão de obra estava disponível em abundância o que ajudou a favorecer ainda mais a Inglaterra, já que havia uma grande quantidade de trabalhadores que buscavam emprego nas cidades inglesas.

Já as burguesias do local tinham um capital suficiente para financiar as fábricas, comprar máquinas, mão de obra e também à matéria prima, e o consumidor do mercado inglês também pode ser destacado como um dos importantes fatores que contribuíram para o pioneirismo inglês.

Avanços tecnológicos

Revolução Industrial.

Com a chegada do século XVIII o mercado acabou se surpreendendo com o salto tecnológico nos maquinários e transportes, sendo que as máquinas a vapor revolucionaram a forma de produção, que foram distintas duas situações como a diminuição de empregados pela substituição das máquinas e o aumento no ritmo de produção de mercadorias.

Nas áreas dos transportes é possível destacar a invenção das locomotivas a vapor como as Maria Fumaça e os trens a vapor, já que através desses meios de transportes foi possível transportar as mercadores e também pessoas em um tempo mais curto e mais barato.

Conclusão

A revolução se tornou um dos métodos de produção ainda mais eficientes, sendo que os produtos passaram a ser confeccionados com mais rapidez, barateando o valor estimulado para consumo e por outro lado acabou aumentando ainda mais o número de desempregados já que as máquinas substituíram os empregados.

Ocorreram outros aumentos como a poluição sonora, ambiental e também o êxodo rural devido o desordenado crescimento das cidades que foram consequências nocivas para a sociedade. Pois até mesmo hoje o desemprego é um dos grandes problemas nos países em desenvolvimento.

2 votos



Fabio
28/05/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook