Saiba como é a redação do Enem

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está bem próximo, sendo assim, fique atento às informações sobre a abertura das inscrições.

redação do Enem

Muito se fala a respeito das mudanças que ocorreram no Enem.

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) tem oferecido excelentes oportunidades à todos os jovens que pretendem iniciar uma carreira em um curso superior, é importante ressaltar que inúmeras universidades utilizam a nota deste exame como principal processo seletivo, além de ser integrado a outros programas tais como o ProUni e o SiSu.

Muito se fala a respeito das mudanças que ocorreram no modelo de prova do Enem. Todos já sabem que o exame terá agora cerca de 180 questões, divididas em 4 etapas, cada uma contendo 45 perguntas.

Entretanto um dos itens mais importantes está sendo deixado de lado - a redação. A Redação conta muitos pontos no Enem, sua nota pode ser a nota final de desempate entre notas idêntica referente a qualquer processo seletivo.

Dicas de redação para o Enem

Para poder dissertar, o aluno conta com textos de apoio e algumas informações relacionadas ao tema proposto. No ano passado, a redação do Enem contou com uma novidade. O estudante poderia escolher entre três teses ligadas ao mesmo assunto. Para alguns, isso dá mais liberdade para o jovem se expressar e expor suas ideias.

Mas vamos as principais dicas de redação

Redação

- Atender as exigências propostas.

Nem sempre uma redação do Enem se trata de uma dissertação, ela pode variar sendo narração ou até mesmo descritiva. Sendo assim é importante conhecer os tipos de redação existentes e saber como montar cada uma delas.

- Manter a coerência.

A coerência é, nada mais nada menos, do que a organização adequada das ideias, sendo assim é essencial mantê-las em ordem, caso contrário a desclassificação de sua redação será iminente.

- Acentuação e pontuação.

A nova ortografia será seriamente cobrada nestes últimos anos, afinal se trata de algo novo e difícil de adaptar por isso, com certeza, a nova ortografia e a pontuação serão pontos específicos exigidos pela redação do Enem.

Mais sobre Saiba como é a redação do Enem

- Não fugir do tema.

tema da redação se trata do assunto proposto pelo esboço, sendo assim é essencial que todo inscrito respeito o tema e não fuja deste assunto de forma alguma, principalmente se a redação for uma dissertação (o que geralmente é).

- Estrutura do texto.

O texto precisa manter uma estrutura correta, ou seja, a margem da folha precisa ser respeitada, se a palavra todo não couber divida-a, foi por isso que aprendemos a separar sílabas na escola, não deixe lacunas em sua estrutura da redação.

- Interpretação do tema.

É importante estar atento a palavras novas e se manter por dentro de um dicionário formal, caso contrário a interpretação do tema proposto será impossível.

- Use e abuse da folha de rascunho.

Aproveite ao máximo de sua folha de rascunho, pois ao passar para a folha definitiva não será possível voltar atrás, caso cometa algum erro coloque-o entre parênteses nada de riscar ou rasurar a folha da redação.

Dicas para uma boa redação




Fabio
10/07/09

Mais informações por email.

Comentar sobre Saiba como é a redação do Enem

Destaque

Locais de prova do Enem 2012

Locais de prova do Enem 2012