Saiba por que ocorre a perda óssea nos dentes

A saúde bucal é muito importante e merece sempre atenção. Entenda aqui como ocorre à perda óssea e quais os cuidados que devemos tomar.

Manter os dentes saudáveis é algo que exige práticas simples, como a escovação e a utilização do fio dental. Quando nos descuidados destas dicas de higiene nossa boca pode ser vítima de inúmeros problemas, dentre eles a perda óssea dos dentes. Pode parecer um problema muito estranho, e difícil de acontecer, porém vale ressaltar que todos nós estamos suscetíveis a sofrer deste mal, e é justamente por isso que o melhor de tudo é evitá-lo.

Hábitos alimentares saudáveis, dar preferencia a alimentos macios, e evitar mascar coisas como milho ou macarrão cru, ou coisas que realmente não deveriam ser colocadas na boca, como por exemplo o péssimo hábito de roer unhas. A escovação diária, e sempre após as refeições, além de utilizar fio dental e enxaguantes bucais também ajudam a manter a boca e os dentes saudáveis, por isso jamais se esqueça da higiene bucal!

                       

Saiba o porque ocorre a perda óssea nos dentes

Porque ocorre a perda óssea nos dentes

Ela pode ser provocada devido a inflamações na gengiva, mal causado pela falta de higiene bucal. Sem tomar os cuidados citados acima, as bactérias se acumulam e avançam para a raiz dos dentes. Isso trás alguns desconfortos, como dores, sangramentos na gengiva, dentre outros. A única forma para solucionar esse problema é procurando um dentista que irá avaliar a situação e passar o tratamento mais indicado.

Conhecida também com Osteopenia (trata-se de uma diminuição considerável na perda da densidade mineral dos ossos). A perda óssea pode ser resultado de uma série de inflamações na gengiva. Entre os principais problemas que a perda óssea dos dentes pode causar estão o terrível mal hálito e a queda dos dentes, que ao longo da perda óssea vão ficando moles.

Perda óssea dos dentes tem cura

Assim como qualquer outra doença, a perda óssea dos dentes tem cura, embora o tratamento seja longo, e muitas vezes, só seja iniciado quando os dentes realmente estão muito sensíveis. Sendo assim, em um estágio já muito avançado, é muito provável que os pacientes acabem perdendo vários dentes, antes que consigam solucionar o problema, por isso, a principal dica é fazer uma visita ao dentista a cada seis meses, e manter hábitos de higiene bucal diários.

Vídeo explicativo da doença periodontal

Cuidados

Todos estes problemas sérios podem ser evitados quando se tem as orientações de um profissional qualificado, por isso vejamos como evitar a perda óssea dentária:

- Escovar os dentes corretamente todos os dias.
- Utilizar o fio dental com freqüência.
- Marcar uma consulta com um dentista cada quatro a seis meses.
- Utilizar sempre cremes dentais indicados ao seu problema.
- Tomar cuidado com os alimentos que você ingere.
- Utilizar enxaguantes bucais.
- Utilizar uma escova de dente apropriada.

Não se esqueça de que é muito melhor e mais simples prevenir do que ter de tratar mais tarde, já que o tratamento para este problema nem sempre é viável, aliás, nem sempre existe a reversão do quadro dependendo do estado em que o paciente se encontra com a doença. Por isso a consulta ao dentista no mínimo a cada seis meses é muito importante.

1 voto



Fabio
07/05/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook