Saiba por que ocorre a perda óssea nos dentes

A saúde bucal é muito importante e merece sempre atenção. Entenda aqui como ocorre à perda óssea e quais os cuidados que devemos tomar.

Manter os dentes saudáveis é algo que exige práticas simples, como a escovação e a utilização do fio dental. Quando nos descuidados destas dicas de higiene nossa boca pode ser vítima de inúmeros problemas, dentre eles a perda óssea dos dentes. Pode parecer um problema muito estranho, e difícil de acontecer, porém vale ressaltar que todos nós estamos suscetíveis a sofrer deste mal, e é justamente por isso que o melhor de tudo é evitá-lo.

Hábitos alimentares saudáveis, dar preferencia a alimentos macios, e evitar mascar coisas como milho ou macarrão cru, ou coisas que realmente não deveriam ser colocadas na boca, como por exemplo o péssimo hábito de roer unhas. A escovação diária, e sempre após as refeições, além de utilizar fio dental e enxaguantes bucais também ajudam a manter a boca e os dentes saudáveis, por isso jamais se esqueça da higiene bucal!

         

Saiba o porque ocorre a perda óssea nos dentes

Porque ocorre a perda óssea nos dentes

Ela pode ser provocada devido a inflamações na gengiva, mal causado pela falta de higiene bucal. Sem tomar os cuidados citados acima, as bactérias se acumulam e avançam para a raiz dos dentes. Isso trás alguns desconfortos, como dores, sangramentos na gengiva, dentre outros. A única forma para solucionar esse problema é procurando um dentista que irá avaliar a situação e passar o tratamento mais indicado.

Conhecida também com Osteopenia (trata-se de uma diminuição considerável na perda da densidade mineral dos ossos). A perda óssea pode ser resultado de uma série de inflamações na gengiva. Entre os principais problemas que a perda óssea dos dentes pode causar estão o terrível mal hálito e a queda dos dentes, que ao longo da perda óssea vão ficando moles.

Perda óssea dos dentes tem cura

Assim como qualquer outra doença, a perda óssea dos dentes tem cura, embora o tratamento seja longo, e muitas vezes, só seja iniciado quando os dentes realmente estão muito sensíveis. Sendo assim, em um estágio já muito avançado, é muito provável que os pacientes acabem perdendo vários dentes, antes que consigam solucionar o problema, por isso, a principal dica é fazer uma visita ao dentista a cada seis meses, e manter hábitos de higiene bucal diários.

Vídeo explicativo da doença periodontal

Explicando a doença periodontal

Cuidados

Todos estes problemas sérios podem ser evitados quando se tem as orientações de um profissional qualificado, por isso vejamos como evitar a perda óssea dentária:

- Escovar os dentes corretamente todos os dias.
- Utilizar o fio dental com freqüência.
- Marcar uma consulta com um dentista cada quatro a seis meses.
- Utilizar sempre cremes dentais indicados ao seu problema.
- Tomar cuidado com os alimentos que você ingere.
- Utilizar enxaguantes bucais.
- Utilizar uma escova de dente apropriada.

Não se esqueça de que é muito melhor e mais simples prevenir do que ter de tratar mais tarde, já que o tratamento para este problema nem sempre é viável, aliás, nem sempre existe a reversão do quadro dependendo do estado em que o paciente se encontra com a doença. Por isso a consulta ao dentista no mínimo a cada seis meses é muito importante.

0 voto



Fabio
07/05/09



Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. ai, meus dentes me deixam tao tristes,antes eu tinha q usar aparelho agora que tirei o aparelho tenho alguns dentes manchados e ai meu deus o que faco ?e eu ainda tenho q usar aparelho pois so usei 10 meses pois me mudei e tive que trocar de dentista e ela disse q eu tenho q ue destrair 4 dentes,mas nao e pq esta estragados nem com perda ossea e pro dentes poder fica no lugar mas ela me enganou no contrato ela disse q era por perda ossea eu nao vou arrancar.

    naiara
    21/08/13 às 11:25 am
  2. tem perda ossea a uns dois meses uso ap a dois anos e meio minha dentista disse que depois do tratamento dos meus dentes tenho que fazer tratamento de perda ossea como e esse tratamento

    adriana
    02/10/12 às 9:01 pm
  3. ola tenho perca ossea e uso aparelho dental e queria saber o que devo fazer se devo acabar o tratamento com o aparelho, oou devo retirar o aparelho por que meu dente pode cair com o tempo, e tambem queria saber se com o tempo a perca ossea pode voutar ao normau,ou soa sirurgia pode dar geito na perca ossea.

    denise
    22/07/12 às 7:09 pm
  4. mesmo que eu escove os dentes de maneira correta,a perda ossea nao desaparece?quero saber pois minha dentista disse que nao tem mas jeito apesar de ser pouco mas aconteceu,sei que e por ma escovacao,estou usando aparelho sera que com tempo os dentes se alinham e com massagem na escovacao desaparecem?gostaria de uma resposta pois estou sem chao ou melhor me da uma tristeza grata..

    renata da silva.
    06/04/12 às 4:12 pm
  5. gostaria de saber o que devo fazer a respeito da perda ossea o que devo tomar além de cuidador diario se demo tomar calcio ferro etc. tenho 42 anos já perdi 6 dentes não
    quero perder mais

    Marcia
    11/02/12 às 10:23 am

X
Curta a página