Sobre a Ditadura Militar no Brasil

A Ditadura Militar foi um período no qual o país passou a ser governado pelas forças do militarismo, entenda mais sobre essa época.

Ditadura Militar

Esse período da história de nosso país é lembrado diante da força do militarismo, nesse período houve repressão, censura dos meios de comunicação, falta de democracia, perseguição política, eliminação dos direitos constitucionais, entre outras coisas.

         

Dentre os presidentes que comandaram o Brasil durante essa época destacam-se o Castello Branco, Costa e Silva, Governo da Junta Militar, Médici, Geisel e Figueiredo.

Esse regime durou de 1964 a 1985 e foi muito conturbado para aqueles que viveram no país, pois, havia punições, prisões e até mesmo morte para aqueles que descumprissem as regras estabelecidas pelo militarismo.

Economia Brasileira

A economia brasileira sofreu altos e baixos, ora havendo um crescimento ora crises exteriores influenciando nela. No fim dessa Ditadura com Tancredo Neves assumindo o poder o país voltou a ser uma democracia fazendo com a população pudesse ter direitos e deveres, e os mesmos deveriam ser cumpridos.

O golpe de estado de 1964, qualificado por seus apoiadores como uma revolução, instituiu um regime militar que durou até 1985.

Os militares e os governadores que o apoiaram afirmavam que era necessário derrubar João Goulart, que eclodiu cinco anos após o alinhamento cubano à União Soviética, sob alegação de que havia no Brasil uma ameaça comunista.

O final do governo militar de 1964 culminou com a hiperinflação, grande parte das obras paralisadas pelos sertões do Brasil. Devido ao sistema de medição e pagamento estatal, as empreiteiras abandonaram as construções, máquinas, equipamentos e edificações.

História do Brasil – A Ditadura Militar

Em 8 de maio de 1985, o congresso nacional aprovou emenda constitucional que acabava com alguns vestígios da ditadura.

0 voto



Fabio
10/02/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook