Tabela periódica para imprimir

A tabela periódica consiste em todos os elementos químicos, muito utilizada pelos alunos. Confira a tabela atualizada no post abaixo.

Estudantes de química

A tabela periódica traz de forma organizada todos os elementos químicos

Muito utilizada na escola, a tabela periódica dos elementos químicos com a principal função para que possamos entender as questões químicas, organizados em grupos de acordo com as propriedades físicas e químicas. A criação desse sistema organizado dos elementos em colunas foi proposto pelo químico russo Dmitri Mendeleiv, ele que publicou em seu livro “Princípios da Química” no ano de 1869, sendo que na época eram conhecidos apenas 60 elementos químicos.

De acordo com a história em 1789 Antoine Lavoisier publicou inicialmente uma lista com 33 elementos. A partir dessa data diversos químicos buscaram estratégia para um esquema de construção mais precisa. Em 1829 Johann Döbereiner revelou que alguns alimentos poderia ser agrupados “em grupos de três” que ficou posteriormente conhecido como a lei das tríades.

                       

Alguns anos depois o alemão Leopold Gmelin estudou e descobriu dez tríades, três grupos de quatro e mais um grupo de cinco. Jean Baptiste Dumas revelou uma possível relações entre o grupo de metais, identificado também por outros químicos na época, mas não encontravam uma forma de abranger todos eles de forma organizada e fácil.

A tabela periódica passou por várias mudanças com a descoberta de outros elementos químicos, no entanto a estrutura sempre foi a mesma, contendo informações importantes separadas em grupos. A tabela periódica foi formada a partir de vários estudos, levando em conta a massa e o número atômico de cada elemento. E é através dela que podemos fazer alguns cálculos, distribuição eletrônica, balanceamento entre outras ações de químicas.

Atualmente a tabela é dividida em

- Metais alcalinos;
- Metais alcalino-terrosos;
- Metais de transição;
- Lantanídios;
- Actinídios;
- Semimetais;
- Não-metais;
- Halogênios;
- Gases nobres;
- Metais representativos.

Abaixo você confere a tabela periódica completa atualizada para imprimir. Geralmente os professores pedem para que os alunos levem a tabela para resolver alguns exercícios de química. Para ampliar a imagem clique e depois é só imprimir.

Tabela Periódica

(Clique na imagem para ampliá-la)

Tabela periódica

Nenhum voto, seja o primeiro



Nathalia
01/09/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook