Tipos de alongamento

O alongamento é muito importante antes da atividade física. Confira no 007Blog algumas informações sobre os tipos de alongamento.

mulher fazendo alongamento

Muitas pessoas que desejam melhorar a qualidade de vida optam pela prática regular de atividades físicas, no entanto, esquecem-se completamente dos alongamentos que são complementares da prática de qualquer esporte ou atividade.

                       

As pessoas que desejam ter uma vida mais saudável devem praticar algum tipo de atividade física, no entanto, sempre acompanhada dos alongamentos, pois eles melhoram nossos batimentos cardíacos, colocam em ordem a circulação do sangue e são fundamentais para o bom funcionamento dos órgãos e dos ossos de nosso corpo.

Qual a importância do alongamento?

O alongamento é importante por diversos motivos: relaxar o corpo, melhorar a circulação sanguínea, ter uma postura correta, acabar com dores musculares e até mesmo diminuir as cólicas menstruais.

Segundo especialistas, vários benefícios podem ser conseguidos com a prática do alongamento, que é composto por uma série de exercícios de movimento estático, os quais trabalham a musculatura e postura corporal na parte cervical, coluna, membro e regiões pélvica, torácica lombar.

O alongamento visa relaxar o estresse muscular ocasionado por um trabalho repetitivo, já que a musculatura se contrai nas atividades que fazemos diariamente ou pela postura incorreta. Após diversas atividades do dia, nosso corpo tem a necessidade de passar por uma sessão de relaxamento, que visa trazer o equilíbrio do corpo e da mente.

Como os alongamentos devem ser praticados

Clique na imagem para ampliar 

Alongamentos

Os alongamentos devem ser praticados antes e depois de qualquer atividade física, eles servem para prevenir distensões musculares, lesões nos músculos, tendões, evita dores musculares e também aumenta a flexibilidade do corpo.

Com a ajuda dos alongamentos, ficamos mais relaxados, o que nos permite desempenhar melhor as tarefas do dia a dia, expondo muito mais disposição e aliviando o estresse. É recomendado fazer esses alongamentos em contato com a natureza, como em um parque ou uma praça tranquila da cidade.

Principais tipos de alongamentos

Clique na imagem para ampliar

TIPOS DE ALONGAMENTO

• Tríceps
• Lateral
• Coluna
• Braços
• Costas
• Abdômen
• Peitoral
• Deltóide
• Sóleo Gastrocnémio
• Ombros
• Abdômen
• Glúteos lombar
• Glúteos

Durante o alongamento, os movimentos devem ser praticados lentamente e de forma suave, pois sua finalidade é alongar mais nossos músculos sem sentirmos dor. Os alongamentos podem ser feitos por pessoas de todas as idades e não requerem nenhum equipamento especial, nem treinamento prévio.

É preferível fazer alongamentos no período da manhã, antes e depois de praticar atividades esportivas e sempre que sentir os músculos com mais tensão durante a prática de uma atividade esportiva.

Aula de alongamento

AULA 01 ALONGAMENTO

No vídeo acima é mostrada uma aula de alongamento, o qual é essencial para aquecer o corpo antes dos exercícios e evitar lesões. A aula mostra exercícios fáceis, que podem ser realizados facilmente.

1 voto



Fabio
07/10/08



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Oi esse site me ajudou bastante obrigado ele e ótimo continue assim espero que como ele mim ajudou possa ajuda outras pessoas.

    Valeria Silva
    15/03/14 às 11:49 am