Tipos de carteira de habilitação

Existem vários tipos de carteira de habilitação, por isso preste bastante atenção quando for tirar a sua. Veja informações no artigo.

Quando você vai tirar a carteira de habilitação é preciso escolher a categoria que melhor possa atendê-lo. Cada categoria possui uma função e um preço distinto, variando apenas as letras e os transportes que cada uma corresponde. Ou seja, quando falamos em categoria nos referimos exclusivamente ao veiculo que você poderá conduzir, não pense que basta apenas retirar a carteira e sair dirigindo qualquer veiculo terrestre, primeiramente é necessário estipular a categoria.

TIPOS DE CARTEIRA DE HABILITAÇÃO

                       

Tipos de carteiras de Habilitação

Destacando um pouco mais, a habilitação (CNH) de carro é a mais procurada e a mais importante. É a partir dela que você pode ou não se especializar em outra determinada categoria como de caminhão, trator, ônibus, etc.

A habilitação de moto também é muito utilizada. Existem até mesmo promoções para quem deseja retirar a carteira de habilitação de carro e moto juntos em uma mesma etapa (o que por sinal não só compensa como também é muito mais prático).

Especificações da CNH

Nem sempre uma pessoa que tirou a CNH de carro e moto pode tirar diretamente para caminhão ou ônibus. Pelo contrário, são necessários processos distintos antes de se habilitar a outra categoria diferente.

Para tirar a habilitação C, ou E é necessário mais especificações, como idade, horas de aulas e tudo mais. O preço também varia bastante. Abaixo você encontra uma pequena lista explicativa de cada categoria.

Categorias da Carteira Nacional de Habilitação

Tipos de Carteira Nacional de Habilitação

A - Para condutores de veículos de duas ou três rodas, como por exemplo, moto, ou algum veículo semelhante.

B - Para condutores de automóveis de passeio e outros veículos cujo peso não exceda a 3.500 kg e cuja lotação não seja maior que de 8 lugares, contando também com o motorista.

C - Para condutores de caminhões e veículos utilizados em transporte de carga com peso acima de 3,5 toneladas. Ou seja, veículos muito grandes, na qual se necessita de algumas especificações. Para tirar a habilitação categoria C é necessário se adequar dentro das exigências, como por exemplo, ter um ano de habilitação B, além de não ter cometido nenhuma infração grave nesse período.

D - Para condutores de ônibus e veículos utilizados no transporte de passageiros, ou veículos semelhantes. Para a categoria D é necessário ter a “C” em no mínimo um ano, não tendo cometido nenhuma infração, além de passar por alguns cursos específicos.

E - Para condutores de veículos articulados com reboque ou semi-reboque, cujo peso seja maior de 6 toneladas ou cuja lotação ultrapasse a 8 lugares, excluindo-se o motorista. Esta é a categoria para puxar trailers, independente do peso ou da lotação dos mesmos.

Já em relação à categoria D e/ou E, para se habilitar-se é necessário adequar- se em algumas exigências, como por exemplo, ser maior de 21 anos, estar habilitado na categoria B á pelo menos um ano.

Essa é uma forma de garantir e conscientizar um pouco os futuros motoristas. Então procure um CFC (Centro de Formação de Condutores) também conhecido como auto-escola de qualidade e tire agora mesmo a sua habilitação.

Como tirar a carteira de motorista

Como tirar a carteira de motorista

Nenhum voto, seja o primeiro



Fabio
09/10/08



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook