Tipos de Sangue

Existem diversos tipos sanguíneos. Conheça um pouco mais sobre cada tipo e como essa divisão é feita através do post abaixo.

Tipo sanguíneo

O tipo sanguíneo é determinado por herança genética

Existem diferentes tipos de sangue, O+, O-, A+, A-, B+, B-, AB+, AB-. Cada ser humano possui o seu sangue correspondente. Pelo fato de serem diferentes, não são todos que podem doar para todos e receber doação de todos, tire suas dúvidas sobre doação de sangue.

Grupo Sanguíneo O

O sangue O- é o mais raro dentre todos. Ele pode receber apenas o tipo sanguíneo igual ao seu. Porém, pode doar para qualquer um dos tipos citados acima.

                       

Tipo sanguíneo O-

Já o O+, é o mais comum, sendo o mais utilizado no Brasil. Ele pode receber apenas de O+ e O-, mas pode doar para todos os grupos positivos.

Tipo sanguíneo O+

Grupo Sanguíneo A

Já o A+ pode receber do grupo A (+ e -) e do grupo O (- e +), no entanto, pode doar apenas para A+ e AB+.

Tipo sanguíneo A+

Enquanto o A- pode receber apenas de A- e O-, doar para os grupos A (- e +) AB (- e +).

Tipo sanguíneo A-

Grupo sanguíneo B

O tipo sanguíneo B+ pode receber do grupo B e do grupo O (- e +), mas pode doar apenas para o tipo B+ e AB+.

Tipo sanguíneo B+

Enquanto isso o tipo B- pode receber do O- e do B-, podendo doar apenas para os tipos B (- e +) e AB (- e +).

Tipo sanguíneo B-

Grupo Sanguíneo AB

O tipo AB+ pode receber de todos os grupos acima e do seu próprio grupo sejam eles positivos ou negativos, mas pode doar apenas ao AB+.

Tipo sanguíneo AB+

Já o AB- pode receber do A- B- O- e AB- doando apenas ao AB (+ e -). Este é um dos mais complicados de entender, por isso analise sempre a imagem que segue.

Tipo sanguíneo AB-

Porcentagem dos grupos sanguíneos no mundo

O grupo “O”, junto com o grupo “A”, abrangem cerca de 87% dos grupos da população brasileira. Logo atrás, aparece o tipo B e o AB, com 10% e 3%, respectivamente. Para entender como os grupos sanguíneos se combinam entre si, você precisa conhecer alguns conceitos importantes sobre esses tipos sanguíneos.

Porcentagem sanguínea

Compatibilidade

A compatibilidade entre os diferentes tipos de sangue está ligada aos ‘antígenos’ e ‘anticorpos’. Vejamos do que se tratam cada um destes termos.

Antígenos

Os antígenos estão presentes nas hemácias e fazem parte de sua estrutura molecular. Além disso, eles são adquiridos geneticamente, ou seja, através da herança de nossos pais ou antepassados mais distantes.

Anticorpos

Cada antígeno gera anticorpos quando introduzidos em algum organismo. Os indivíduos do grupo A, por exemplo, possuem o antígeno A, o qual não pode receber em seu plasma o anticorpo A. É importante destacar que o tipo O não possui antígenos, por isso é que não existem anticorpos O. Os anticorpos referentes aos grupos opostos, geralmente, são adquiridos durante a infância. O tipo AB, como não possui nenhum anticorpo, é tido como receptor universal, ou seja, recebe de todos os demais grupos.

Sistema RH

Além desses fatores, também é preciso levar em consideração o sistema Rh, o qual determina a presença de um anticorpo conhecido com ‘anticorpo D’. Como nosso organismo não o produz, ele é adquirido caso tenha sido inoculado, o que geralmente ocorre durante o parto.

1 voto



Fabio
17/10/08



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    edna carla - 24/01/2014

    meu sangue é A+ e do meu marido A- e estou gravida......ah alguma incompatibilidade?